observador.ptobservador.pt - 25 nov. 23:10

Crime de violência doméstica é o mais reportado em Portugal nos últimos anos

Crime de violência doméstica é o mais reportado em Portugal nos últimos anos

Eduardo Cabrita sublinhou que não há hoje nenhuma nova esquadra ou com uma remodelação significativa que não tenha uma zona específica para atendimento a vítimas de violência doméstica.

O ministro da Administração Interna,

Assim como, acrescentou, todas essas têm polícias com formação na área da violência doméstica.

Falando em números, o ministro que tutela a Administração Interna revelou que hoje cerca de 70% das instalações policiais em Portugal já dispõem de uma sala de apoio à vítima e, as que não têm, são estruturas antigas.

Portanto, tem vindo a ser feito um caminho que é muito significativo”, considerou Eduardo Cabrita.

Segundo o governante, a violência doméstica era até há algum tempo “uma matéria tendencialmente ignorada e escondida” e que passava, exceto quando se tratava de homicídios ou ofensas corporais particularmente graves, “muito à margem da atuação prioritária das forças policiais”.

Mas foi feito todo um caminho nesta matéria que evidencia a prioridade dada pelo Governo e pelas forças de segurança a este crime, ressalvou.

Só oito mulheres receberam subsídio para vítimas de violência doméstica, criado há um ano

Especificando, Eduardo Cabrita lembrou a criação de uma equipa técnica com especialistas independentes e provenientes das magistraturas e das forças das seguranças que apresentou um conjunto de propostas que têm vindo a ser implementadas, desde a padronização dos procedimentos, ações de prevenção ou formas de intervenção.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) reportou mais de 215 mil casos de violência doméstica desde que este crime passou a ser público, há 20 anos, e nos primeiros 10 meses do ano registou mais de 11.400 denúncias.

Num comunicado emitido a propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a PSP recorda que desde 2000 já reportou 215.102 ocorrências deste género e que este ano, até 31 de outubro, registou 11.449 participações deste tipo de crime (14.403 em 2020).

Segundo a ONU Mulheres, uma em cada três mulheres em todo o mundo passam por situações de violência física ou sexual ao longo da sua vida.

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 23:10:48.0
, url=https://observador.pt/2021/11/25/crime-de-violencia-domestica-e-o-mais-reportado-em-portugal-nos-ultimos-anos/
, host=observador.pt
, wordCount=298
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_476948667_crime-de-violencia-domestica-e-o-mais-reportado-em-portugal-nos-ultimos-anos
, topics=[nações unidas, mulher, violência doméstica, crime, ministério administração interna]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]