desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 25 nov. 10:36

O Sporting já lá está, faltam Benfica e FC Porto: as contas de 'águias' e 'dragões' para chegarem aos 'oitavos' da Champions

O Sporting já lá está, faltam Benfica e FC Porto: as contas de 'águias' e 'dragões' para chegarem aos 'oitavos' da Champions

O FC Porto depende só de si, mas o Benfica depende de terceiros para se juntar ao Sporting nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Se os três se apurarem conseguem um feito histórico para o futebol português.

O Sporting carimbou, na noite de quarta-feira, o passaporte para os oitavos de final, ao vencer em casa o Dortmund por 3-1. Consumado o apuramento dos 'leões' para essa fase da prova (na qual também já estão mais dez equipas: Ajax, PSG, Manchester City, Bayern, Ajax, Real Madrid, Inter, Manchester United, Juventus e Chelsea), Benfica e FC Porto vão, na derradeira jornada da fase de grupos, tentar juntar-se aos 'leões' no lote de apurados.

Mas, se os 'dragões' só dependem apenas de si para chegarem aos oitavos de final e até poderão não ter de vencer para se apurarem, dependendo do que aconteça em Milão, às 'águias' uma vitória pode não chegar.

Eis as contas que poderão ditar um feito histórico para o futebol português: é que nunca no passado houve três equipas lusas presentes numa fase tão adiantada da mais importante prova europeia de clubes.

Benfica apura-se se ganhar e o Bayern não perder

Para o Benfica, as contas poderiam muito bem ser outras, caso AQUELE lance de Seferovic tivesse tido outro destino que não o que tanto se comentou por essa Internet fora.

Mas não teve e, assim, as contas dos 'encarnados' são fáceis: se não vencer na receção ao Dínamo Kiev fica irremediavelmente eliminado da Liga dos Campeões e vai disputar o 'play-off' de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Tabela UEFA Champions League 2021/2022 Grupo A P J 1 Man. City 12 5 2 PSG 8 5 3 Leipzig 4 5 4 Club Brugge 4 5 Grupo B P J 1 Liverpool 15 5 2 FC Porto 5 5 3 Milan 4 5 4 Atl. Madrid 4 5 Grupo C P J 1 Ajax 15 5 2 Sporting CP 9 5 3 B. Dortmund 6 5 4 Besiktas 0 5 Grupo D P J 1 Real Madrid 12 5 2 Inter 10 5 3 Sheriff 6 5 4 Shakhtar 1 5 Grupo E P J 1 Bayern M. 15 5 2 Barcelona 7 5 3 SL Benfica 5 5 4 Dínamo Kiev 1 5 Grupo F P J 1 Man. United 10 5 2 Villarreal 7 5 3 Atalanta 6 5 4 Young Boys 4 5 Grupo G P J 1 Lille 8 5 2 Salzburg 7 5 3 Sevilha 6 5 4 Wolfsburgo 5 5 Grupo H P J 1 Chelsea 12 5 2 Juventus 12 5 3 Zenit 4 5 4 Malmo 1 5 Mais sobre Liga dos Campeões

Se, contudo, vencer o já eliminado Dínamo, o Benfica terá de esperar para ver o que acontece na outra partida deste Grupo E, onde Bayern e Barcelona medirão forças em Munique. Se os bávaros, já apurados e com o primeiro lugar no grupo garantido, evitarem a derrota ante o Barça, o Benfica segue para os 'oitavos' da Champions. Caso o Barcelona leve a melhor na Baviera, apura-se, independentemente daquilo que o Benfica fizer à mesma hora na Luz.

FC Porto só depende de si e até pode não ter de ganhar...mas luta é a três e 'dragºoes' até podem ficar fora da Europa

Já no Grupo E, os resultados da 5.ª Jornada ditaram uma espécie de 'renascer' do AC Milan, que ao surpreender o Atlético em Madrid reentrou na corrida pelo apuramento, mesmo tendo sofrido três derrotas nas três primeiras jornadas.

Os cenários para o FC Porto (que até podia ter selado o apuramento se tivesse ganho em Liverpool) são vários.

Os 'dragões' recebem o Atlético de Madrid na derradeira ronda e, se vencerem, apuram-se independentemente do que o AC Milan fizer no outro jogo da 6.ª e última jornada do grupo, em casa, frente ao já apurado Liverpool.

Liverpool 2-0 FC Porto: Não basta assustar Ver artigo

Em caso de empate, o FC Porto apura-se se o Milan não vencer o Liverpool, mas cai para o terceiro lugar (e para o tal 'play-off' de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, frente a um dos segundos classificados da fase de grupos dessa competição) se os 'rossoneri' baterem os 'reds'.

Em caso de derrota, o FC Porto fica pelo caminho e pode até acabar fora das provas europeias, se o Milan não perder com o Liverpool. A dúvida, aí, residiria em saber quem ficaria em segundo: o conjunto italiano ou o Atlético de Madrid. As duas equipas somam, neste momento, quatro pontos (menos um do que o FC Porto) e como houve uma vitória para cada lado pela mesma margem nos embates entre si, apurar-se-ia aquela que terminasse com melhor saldo de golos. Neste momento, a vantagem, nesse campo, é do Milan (cinco golos marcados e sete sofridos, contra quatro golos marcados e sete sofridos por parte do Atlético).

E nos outros grupos, quem ainda se pode apurar?

Há, ao todo, cinco vagas ainda em aberto nos oitavos de final. Para além dos grupos de Benfica e FC Porto, onde falta definir o segundo classificado (Barcelona, Benfica, FC Porto, Milan e Atlético de Madrid são as equipas que seguem na luta), falta também decidir o segundo classificado do Grupo F, já vencido pelo Manchester United (Villarreal, Atalantaainda têm hipóteses), bem como os dois apurados de um absolutamente louco Grupo G, onde ainda ninguém se apurou e onde todos (Sevilha, Lille, Wolfsburgo e Salzburgo) todos se podem apurar e até vencer o grupo.

No Grupo F, o Villarreal visita a Atalanta numa autêntica final e apura-se se não peder, com o conjunto italiano a seguir em frente se ganhar.

Sporting e mais quatro juntam-se ao lote de apurados para os oitavos de final Ver artigo

No Grupo G, as contas são bem mais complicadas. O Lille, que visita o Wolfsburgo, apura-se se evitar a derrota e termina em primeiro se vencer ou se empatar e o Salzburgo não vencer. O Salzburgo, que recebe o Sevilha, segue em frente se evitar a derrota e termina em primeiro se vencer e o Lille não.

Por outro lado, o Sevilha passa se derrotar o Salzburgo e termina em primeiro se vencer e Lille perder. Já o Wolfsburgo qualifica-se se vencer na Áustria e termina em primeiro se ganhar e o outro jogo ficar empatado.

Ponto de situação

Apurados para os oitavos-de-final: Ajax*, Bayern*, Chelsea, Inter, Juventus, Liverpool*, Manchester City*, Manchester United*, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Sporting CP

Ainda podem apurar-se para os oitavos-de-final: AC Milan, Atalanta, Atlético, Barcelona, Benfica, LOSC Lille, Porto, Salzburgo, Sevilha, Villarreal, Wolfsburgo

Vão participar no "play-off" da fase a eliminar da Liga Europa: Dortmund, Sheriff, Zenit
Já não podem atingir os oitavos-de-final, mas podem ainda apurar-se para a UEFA Europa League: Club Brugge, Leipzig, Young Boys

Vão terminar no quarto lugar: Beşiktaş, Dínamo Kiev, Malmö, Shakhtar Donetsk

*Confirmados como vencedor de grupo

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 10:36:14.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/o-sporting-ja-la-esta-faltam-benfica-e-fc-porto-as-contas-de-aguias-e-dragoes-para-chegarem-aos-oitavos-da-champions
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=1092
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_1569909244_o-sporting-ja-la-esta-faltam-benfica-e-fc-porto-as-contas-de-aguias-e-dragoes-para-chegarem-aos-oitavos-da-champions
, topics=[liga-dos-campeoes, /futebol/liga-dos-campeoes/, desporto, futebol]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]