rr.sapo.ptOpinião de João Ferreira do Amaral - 25 nov. 10:31

Mudanças profundas e difíceis

Mudanças profundas e difíceis

Uma é a reforma da zona euro, mas a outra, tão urgente como esta, está relacionada com a política de imigração.

A União Europeia vai atravessar um período muito difícil nos próximos tempos. Por uma razão: vai ter que mudar profundamente e como sabemos, as mudanças profundas neste espaço europeu são quase sempre complexas e demoradas e deixam um travo amargo porque invariavelmente quando chegam já vêm atrasadas e porque também invariavelmente se traduzem por maior centralismo burocrático na decisão.

Já aqui mencionei uma dessas mudanças que vai ter que acontecer: a reforma da zona euro e, em geral, de toda a governança económica da União. Vai ser extraordinariamente difícil obter a unanimidade para este efeito (já que não vejo possibilidade da mudança acontecer sem uma correspondente alteração dos tratados) e não está sequer garantido que seja possível chegar a um resultado capaz.

Mas há outra mudança tão urgente como esta, que tem a ver com um domínio porventura ainda mais sensível da União: é a política de imigração.

Em Outubro, 12 Estados-membros escreveram uma carta à Comissão exigindo que os fundos europeus financiem barreiras físicas (isto é, muros) nas fronteiras externas terrestres da União para conter a imigração ilegal. Doze países não é pouca coisa: são quase metade dos estados da União.

Esta exigência vai totalmente ao arrepio do que tem sido a visão das instituições europeias sobre a matéria e arrisca criar uma divisão ainda mais profunda entre os estados que hoje constituem a União. E aqui não tenhamos ilusões: vai ser muito fácil fazer demagogia sobre o assunto e portanto não tenho dúvidas que, sobre esta matéria os governos do grupo de doze estados vão ter um forte apoio dos seus respectivos eleitorados.

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 10:31:36.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/joao-ferreira-do-amaral/2021/11/25/mudancas-profundas-e-dificeis/262053/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=261
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_1496088373_mudancas-profundas-e-dificeis
, topics=[opinião, joão ferreira do amaral]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]