jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 25 nov. 10:33

Vacinas. União Europeia vai propor prazo de validade de nove meses para viagens (com áudio)

Vacinas. União Europeia vai propor prazo de validade de nove meses para viagens (com áudio)

Numa altura em que a Europa enfrenta uma nova vaga de casos de Covid-19, a União Europeia quer que sejam dadas doses de reforço nove meses após a última toma da vacina para quem pretenda viajar entre os 27 estados-membros.

A União Europeia (UE) vai recomendar um prazo de validade de nove meses das vacinas contra a Covid-19 para quem deseje viajar entre os 27 estados-membros, revela a “Bloomberg” esta quinta-feira, 25 de novembro. A decisão deverá ser conhecida durante o dia de hoje.

O documento da UE a que a “Bloomberg” teve acesso expressa também a vontade de que todos os países reabram as suas fronteiras a todos aqueles que foram vacinados com vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Numa altura em que a Europa enfrenta uma nova vaga de casos de Covid-19 a Comissão Europeia está planear descontinuar a sua lista de países onde todos os viajantes são permitidos, independentemente do processo de vacinação de cada um a partir de 1 de março. A partir dessa data, os viajantes vacinados e recuperados com certificado digital da Covid podem viajar pela Europa.

A Alemanha está considerar a vacinação como obrigatória para alguns pessoas com a saúde mais vulnerável, a Itália impôs limites para pessoas não vacinadas e a Dinamarca está ponderar a utilização de máscaras nos transportes públicos, enquanto a Áustria restringiu as viagens de lazer como parte de um confinamento de três semanas.

Esta proposta da UE vai de encontro à pressão que os governos europeus têm vindo a fazer, no sentido de aliviar as restrições nas viagens.

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 10:33:10.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/vacinas-uniao-europeia-vai-propor-prazo-de-validade-de-nove-meses-para-viagens-812880
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_1412890371_vacinas-uniao-europeia-vai-propor-prazo-de-validade-de-nove-meses-para-viagens
, topics=[multimédia, podcasts, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]