visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 25 nov. 11:49

Exame Informática | TCL reforça aposta nos televisores em Portugal

Exame Informática | TCL reforça aposta nos televisores em Portugal

Marca deu a conhecer quatro modelos que vão chegar às lojas portuguesas, com destaque para a tecnologia de ecrã Mini LED, QLED e para o software Android TV. Está ainda a ser avaliada a hipótese de lançamento de novas categorias de produtos, como frigoríficos, aspiradores e purificadores de ar

A TCL é uma das cinco principais marcas de smartphone em Portugal e agora a empresa chinesa quer reforçar a posição noutros segmentos de mercado, com destaque claro para os televisores. Num evento de imprensa em Madrid, a tecnológica deu a conhecer quatro TV que vão chegar ao mercado português.

Começando com aquele que será o modelo mais avançado, o TCL 65C825. Este televisor combina tecnologia Mini LED – tem mais pontos de retroiluminação por trás do painel principal do televisor, o que garante uma melhor capacidade de contraste e mais brilho do que os televisores LED – com tecnologia QLED – camada de nanopartículas (apelidada de quantum dots) que ajuda a filtrar a luz vinda do sistema de retroiluminação, traduzindo-se na reprodução de cores mais saturadas e com maiores alcances dinâmicos.

No primeiro contacto que tivemos com o televisor, o brilho é efetivamente um ponto forte – numa sala repleta de luz natural e a jogar Forza Horizon 4, todos os elementos eram perfeitamente visíveis e sempre com cores vívidas. No entanto, nos ecrãs de menu (tipicamente mais escuros), notam-se reflexos provocados pela iluminação e os tons pretos não são tão profundos como em televisores OLED.

TCL Mini LED QLED 65C825 O modelo TCL Mini LED QLED 65C825 tem uma webcam (removível) e uma soundbar integrada

Marek Maciejewski, diretor de desenvolvimento de produto na TCL Europa, sublinhou durante a apresentação que este televisor garante uma média de 550 nits (uma medida de luminosidade) durante a apresentação de conteúdos, um valor acima do brilho de um televisor 4K LED tradicional.

O TCL 65C825, cujo preço deverá rondar os 1800 euros no mercado português, tem resolução 4K, suporta vários formatos de alto contraste dinâmico (HDR), possui uma taxa de atualização de 100 Hz, uma webcam destacável e ainda uma soundbar da Onkyo integrada no corpo principal.

O executivo da marca confirmou também que o modelo X925 Pro, o topo de gama da marca e que custa dez mil euros, não está disponível no mercado português.

Outros modelos a caminho de Portugal são o TCL 50C725, um modelo que disponibiliza tecnologia QLED num tamanho mais pequeno do que o habitual (50 polegadas), e ainda os TCL 55C728 e 65C728. Destes três, a empresa acredita que o modelo de 65 polegadas da linha C728 (€1249) será o que vai ter maior procura, por combinar um painel de fortes cores (QLED), definição Ultra HD, 100 Hz de taxa de atualização e um modo dedicado para videojogos que suporta um modo de baixa latência (ALLM).

Todos os televisores estão equipados com Android TV, mas vão receber atualização para a Google TV, a versão mais recente do software da Google para televisores.

TCL em mais frentes

No evento para a imprensa, a TCL mostrou ainda dois frigoríficos, uma máquina de lavar roupa, um aspirador, um purificador de ar e dois dispositivos de ar condicionado. Esta é a nova gama da empresa para o segmento da Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), uma área na qual a tecnológica quer crescer para ‘atacar’ os consumidores que querem construir uma casa conectada.

Todos estes gadgets têm ligação à internet e algumas funcionalidades estão disponíveis através de uma aplicação para smartphone, com destaque, segundo a TCL, para as atualizações de software que promete fazer aos dispositivos.

Paula Pereira Marques, diretora de marketing da TCL para Portugal, revela que a empresa está a avaliar, caso a caso, o lançamento destas categorias no mercado português, mas que nenhuma decisão está ainda tomada.

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 11:49:58.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/hardware/2021-11-25-tcl-reforca-aposta-nos-televisores-em-portugal/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=567
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_1398849550_exame-informatica-tcl-reforca-aposta-nos-televisores-em-portugal
, topics=[tecnologia, tv, android tv, mini led, televisor, google tv, tcl, exame informática, qled, hardware, iot]
, sections=[vida, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]