www.jn.ptjn.pt - 25 nov. 00:10

Lembrar e respeitar as vítimas de atropelamento

Lembrar e respeitar as vítimas de atropelamento

No passado domingo foram várias as pessoas que participaram em vigílias pelas vítimas de atropelamento nas estradas. Tendo em conta que os últimos dois anos foram bastante atípicos, foram ao longo desta ação lembradas as 626 vítimas mortais (134 eram peões) e os 2168 feridos graves no ano 2019.

Cada uma das pessoas presentes ergueu a sua voz na perspetiva de apelar a políticas de redução da velocidade como um elemento fundamental para que as pessoas possam andar mais a pé nas ruas, para que as crianças possam ir a pé para a escola em segurança e até voltar a brincar nas ruas. Mais vida nas ruas é também uma forma de revitalizar o comércio local e de proximidade!

Cada uma das pessoas presentes ergueu a sua voz para que o ambiente nas localidades não seja hostil às pessoas. Para além das mortes por acidentes de viação, a poluição do ar em Portugal foi associada a um total de 5710 mortes prematuras em 2019, sendo destas 4900 ligadas diretamente às partículas finas, segundo uma análise da Agência Europeia do Ambiente publicada recentemente. É referido que "Portugal tem registado excedências contínuas e persistentes do valor-limite anual de dióxido de azoto em três zonas de qualidade do ar: Lisboa Norte, Porto Litoral e Entre Douro e Minho". As cidades do Porto e Lisboa são as que mais contribuem com as emissões deste poluente, sendo que nos últimos 15 dias os valores em Lisboa eram praticamente o dobro do limite. Portugal será chamado a prestar contas sobre a poluição atmosférica. Aliás, mais do que passar dos limites, o país deverá ser sancionado por não ter adotado quaisquer "medidas adequadas para limitar ao mínimo o período de excedência".

É preciso promover debates participados para reforçar as zonas de emissões reduzidas nos centros das cidades. É preciso que a estratégia municipal da mobilidade ativa saia da gaveta. É preciso que as políticas de mobilidade, segurança, ambientais e de saúde possam ser consistentes com o caminho que todos sabemos ser o do bom senso.

*Líder do Grupo Parlamentar do PAN

NewsItem [
pubDate=2021-11-25 00:10:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/bebiana-cunha/lembrar-e-respeitar-as-vitimas-de-atropelamento--14350533.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=292
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_11_25_1279584239_lembrar-e-respeitar-as-vitimas-de-atropelamento
, topics=[opinião, bebiana cunha, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]