jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 27 out. 16:41

PSD para Costa: "Diga ao seu amigo Cadete de Matos para dar corda aos sapatos" no 5G

PSD para Costa: "Diga ao seu amigo Cadete de Matos para dar corda aos sapatos" no 5G

PSD criticou o Governo pelos atrasos na implementação da tecnologia 5G em Portugal: "os outros países avançam com a rede 5G, mas nós estamos parados, paradinhos".

O PSD deixou hoje críticas ao facto de Portugal estar na cauda da Europa  no desenvolvimento da tecnologia 5G.

O deputado Adão Silva, na sua intervenção no debate de encerramento do Orçamento do Estado para 2022, criticou o facto de o Governo ter nomeado João Cadete de Matos para presidente do regulador das telecomunicações, a Anacom.

“Os outros países avançam com a rede 5G, mas nós estamos parados, paradinhos”, criticou Adão Silva esta quarta-feira, 27 de outubro.

“Diga ao seu amigo Cadete [regulador da Anacom] que dê corda aos sapatos”, disse o deputado do PSD.

O deputado social-democrata também abordou as críticas feitas por António Costa no Parlamento ao presidente da Anacom por falta de avanços no 5G.

“O primeiro-ministro atirou responsabilidades para a Anacom. O PS detesta entidades reguladoras independentes”, acrescentou.

Adão Silva também criticou Cadete de Matos,  por ter estado presente no Congresso da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), que teve lugar entre 18 a 22 de outubro, numa ilha das Caraíbas.

“O seu amigo bronzeia e diverte-se em Curacau”, disse Adão Silva.

O primeiro-ministro criticou duramente a Anacom no dia 20 de outubro no Parlamento. “O modelo de leilão que a Anacom inventou é o pior modelo de leilão possível. Nunca mais termina e está a provocar um atraso imenso do desenvolvimento do 5G em Portugal”, afirmou António Costa.

“Quem construiu essa doutrina absolutamente extraordinária de que era preciso limitar os poderes dos governos para dar poderes às entidades reguladoras deve refletir sobre este exemplo do leilão do 5G para ver se é este o bom modelo de governação económica do futuro”, afirmou o primeiro-ministro.

A 21 de outubro, o social-democrata Paulo Rangel deixou duras críticas ao primeiro-ministro pela forma como o Governo tem lidado com o leilão 5G, que se arrasta há nove meses sem fim à vista, apesar das duas alterações já feitas ao regulamento.

O social-democrata disse que António Costa “lavou as mãos como [Pôncio] Pilatos ao atacar a Anacom”, o regulador das telecomunicações, em referência ao episódio bíblico que serve para exemplificar uma pessoa que quer descartar responsabilidades.

“As operadoras de telecomunicações pediram durante dois anos a destituição e o Governo não quis fazer, através dos meios legais próprios, que tem de ir depois ao Parlamento”, afirmou a 21 de outubro em Bruxelas.

O eurodeputado apontou que apenas Portugal e a Lituânia estão no “ponto zero” do 5G na União Europeia. “A transição digital está em risco, não tivemos capacidade de avançar no 5G. Estamos na cauda da Europa na digitalização”.

Sobre uma eventual destituição de João Cadete de Matos, Rangel defende que o primeiro-ministro tem de tirar “consequências” das suas críticas ao líder da Anacom feitas ontem no Parlamento. “Isto não pode ser uma espécie de escândalo Galp 2 para não acontecer nada”, em referência às críticas do primeiro-ministro à Galp pelo encerramento da refinaria de Matosinhos.

NewsItem [
pubDate=2021-10-27 17:41:21.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/psd-para-costa-diga-ao-seu-amigo-cadete-de-matos-para-dar-corda-aos-sapatos-801339
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=464
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_27_972333410_psd-para-costa-diga-ao-seu-amigo-cadete-de-matos-para-dar-corda-aos-sapatos-no-5g
, topics=[economia, especial oe 2022, especiais]
, sections=[economia]
, score=0.000000]