observador.ptobservador.pt - 27 out. 15:25

Fact Check. Imagens mostram realmente o que se está a passar no vulcão de La Palma, nas Canárias?

Fact Check. Imagens mostram realmente o que se está a passar no vulcão de La Palma, nas Canárias?

Uma compilação de vídeos mostra imagens impressionantes de lava a escorrer em direção ao mar, associando-as ao vulcão de La Palma. Na verdade, são imagens com vários anos captadas no Havai.

Ganhou recentemente grande popularidade nas redes sociais um pequeno vídeo, que mostra uma compilação de impressionantes imagens de erupções vulcânicas e jatos de lava, divulgado como se se tratasse de um retrato do que se está atualmente a passar na ilha espanhola de La Palma com o vulcão Cumbre Vieja.

O vídeo, publicado por diversas contas no Facebook, já foi visto e partilhado por milhares de utilizadores.

Porém, ao contrário do que a associação entre as imagens e a legenda leva a crer, as imagens não dizem respeito ao vulcão Cumbre Vieja. São, na verdade, filmagens antigas, obtidas em erupções vulcânicas no Havai (EUA) em 2013, 2016 e 2017.

O Cumbre Vieja, um vulcão em La Palma, no arquipélago espanhol das ilhas Canárias, entrou em erupção a 19 de setembro deste ano — e a erupção continua ativa, tendo motivado diversos abalos sísmicos e já obrigado à retirada de milhares de pessoas da região. Estima-se que perto de 7 mil pessoas tenham ficado desalojadas.

Na publicação que ganhou destaque nas redes sociais, às imagens fraudulentas foram associadas algumas informações, como a de que “mais de 700 residentes foram obrigados a abandonar suas casas nessa terça-feira”, “até 3.000 habitantes de La Palma haviam sido avisados anteriormente para ficarem em casa por medo de novos gases tóxicos” ou ainda “cerca de 1.100 prédios já foram destruídos desde que o vulcão começou a entrar em erupção”.

Estas informações, apesar de não serem absolutamente exatas nem estarem atualizadas, estão genericamente em linha com aquilo que têm sido os números oficiais das autoridades espanholas.

A grande inverdade da publicação é, com efeito, o recurso às imagens do Havai para ilustrar o modo como a erupção do vulcão de La Palma está a acontecer. O vídeo original pode ser encontrado, por exemplo, na página “Aurora Borealis Observatory“, que explica que as imagens foram feitas no estado norte-americano do Havai.

“Situação de loucos no Havai. A lava é impressionante de ver, mas também pode ser muito perigosa”, lê-se na descrição da compilação publicada em 2018. O vídeo, com os mesmos um minuto e quarenta segundos e até a mesma trilha musical em pano de fundo, já na altura foi alvo de críticas por misturar imagens recentes com outras antigas — mas a página Aurora Borealis Observatory explicou que se tratava de uma compilação feita por uma outra página, com o título “Big Island Flow“, que se dedica à partilha de imagens do arquipélago do Havai.

Conclusão

Embora as informações usadas na legenda do vídeo correspondam a uma descrição genericamente correta (mas não atualizada nem sequer atribuída a qualquer fonte) do fenómeno que tem tido lugar em La Palma nas últimas semanas, o elemento central da publicação, que tem motivado a sua partilha em larga escala no Facebook, é um vídeo que não corresponde, de todo, à verdade. São, como é possível confirmar através da consulta de outras publicações anteriores, imagens antigas respeitantes a erupções vulcânicas ocorridas no Havai.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

NewsItem [
pubDate=2021-10-27 16:25:27.0
, url=https://observador.pt/factchecks/fact-check-imagens-mostram-realmente-o-que-se-esta-a-passar-no-vulcao-de-la-palma-nas-canarias/
, host=observador.pt
, wordCount=548
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_27_43978031_fact-check-imagens-mostram-realmente-o-que-se-esta-a-passar-no-vulcao-de-la-palma-nas-canarias
, topics=[espanha, estados unidos da américa, fact check, vulcões]
, sections=[]
, score=0.000000]