eco.sapo.pteco.sapo.pt - 27 out. 16:09

Rangel já tem as assinaturas para poder antecipar congresso do PSD

Rangel já tem as assinaturas para poder antecipar congresso do PSD

O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel quer antecipar o congresso previsto para janeiro e já terá as 70 assinaturas necessárias para convocar o Conselho Nacional extraordinário do PSD.

Paulo Rangel quer convocar um Conselho Nacional extraordinário do PSD para antecipar para 17 e 18 de dezembro o congresso previsto para 14, 15 e 16 de janeiro, estando já a recolher assinaturas para o efeito. O Expresso avança, aliás, que o candidato à liderança social-democrata já tem as 70 assinaturas necessárias para solicitar a reunião do órgão máximo do partido.

O objetivo de Rangel é que o líder do PSD, que será eleito nas diretas de 4 de dezembro, esteja já em plenas funções para elaborar as listas de candidatos a deputado e apresentar-se em eleições legislativas no início de 2022, em caso de chumbo do Orçamento do Estado. Mas, primeiro, é preciso que o documento seja votado e que o Presidente da República inicie, de facto, o processo de convocação de eleições antecipadas.

Está nas mãos do presidente da Mesa, Paulo Mota Pinto, dar seguimento ao requerimento e convocar o órgão máximo do PSD entre congressos, tendo 15 dias para o fazer, salvo “se outro prazo mais curto for requerido”. O atual líder e recandidato à liderança do partido, Rui Rio, quer, no entanto, pedir o adiamento das eleições diretas.

Na terça-feira, o Presidente da República recebeu Paulo Rangel no Palácio de Belém, alegadamente para discutir prazos eleitorais. Esta quarta-feira, questionado sobre o assunto, Marcelo Rebelo de Sousa apontou que recebe “toda a gente”: “quando me pedem audiências por cortesia eu recebo, faz parte da lógica das coisas”.

NewsItem [
pubDate=2021-10-27 17:09:13.0
, url=https://eco.sapo.pt/2021/10/27/rangel-ja-tem-as-assinaturas-para-antecipar-congresso-do-psd/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=241
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_27_1327277250_rangel-ja-tem-as-assinaturas-para-poder-antecipar-congresso-do-psd
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]