mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 25 out. 10:03

Vigília em Hollywood homenageia diretora de fotografia morta em rodagem por disparo de Alec Baldwin

Vigília em Hollywood homenageia diretora de fotografia morta em rodagem por disparo de Alec Baldwin

Amigos e colegas de Halyna Hutchins juntaram-se no domingo à noite em Burbank, perto de Los Angeles.

Amigos e colegas de Halyna Hutchins juntaram-se no domingo à noite em Burbank, perto de Los Angeles, para uma vigília em homenagem à diretora de fotografia que morreu ao ser atingida por um tiro de uma arma cenográfica usada pelo ator Alec Baldwin durante uma rodagem.

A tristeza e a revolta dominaram a cidade vizinha de Los Angeles e sede de muitos estúdios de cinema e televisão. Os participantes questionavam como foi possível acontecer a tragédia.

"Tive o prazer de trabalhar com Halyna", afirmou a atriz Sharol Leal. "Era uma mulher maravilhosa, estamos muito chocados", acrescentou.

Halyna Hutchins morreu ao ser atingida por um tiro no abdómen na quinta-feira passada, quando Baldwin usou uma arma cenográfica nas filmagens do 'western' "Rust", segundo o relatório preliminar da investigação.

Alec Baldwin reage a acidente que matou diretora de fotografia: "Não há palavras para expressar o meu choque" Ver artigo

O realizador do filme, Joel Souza, de 48 anos, que estava atrás de Halyna enquanto preparava um plano, foi ferido, hospitalizado e já recebeu alta.

A tragédia provocou um aumento nos pedidos para proibir o uso de armas de fogo reais nos sets de Hollywood.

No domingo, uma petição no site change.org que exige a proibição de armas de fogo reais nos sets e a melhoria das condições de trabalho das equipas de filmagem reunia mais de 22.000 assinaturas.

"Não há desculpa para que algo assim aconteça no século 21", diz o texto da petição lançada pelo argumentista e realizador Bandar Albuliwi.

“É urgente abordar os alarmantes abusos [das leis laborais] e as violações de segurança que ocorrem nos sets de filmagem, como condições desnecessárias de alto risco e o uso de armas de fogo reais”, disse Dave Cortese, democrata eleito para o Senado da Califórnia, em comunicado no sábado.

"Pretendo apresentar um projeto de lei que proíbe o uso balas verdadeiras em filmagens na Califórnia para evitar este tipo de violência sem sentido", acrescentou.

A série policial "The Rookie", cujo enredo se passa em Los Angeles, decidiu no dia a seguir ao disparo proibir todas as munições reais no seu set, uma medida que entrou em vigor imediatamente, segundo a revista especializada The Hollywood Reporter.

NewsItem [
pubDate=2021-10-25 11:03:08.0
, url=https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/vigilia-em-hollywood-homenageia-diretora-de-fotografia-morta-em-rodagem-por-disparo-de-alec-baldwin
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=353
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_25_639554586_vigilia-em-hollywood-homenageia-diretora-de-fotografia-morta-em-rodagem-por-disparo-de-alec-baldwin
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]