pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 25 out. 09:56

Preço elevado dos combustíveis? AdBlue também deve subir

Preço elevado dos combustíveis? AdBlue também deve subir

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores.

Já ouviu falar em AdBlue? Todos sabemos como está o mercado dos combustíveis (e outros). Os valores exorbitantes não deixam ninguém indiferente e a escalada de preços parece continuar.

Para complicar, é provável que o AdBlue também aumente de preço.

Maiores produtores da Europa suspenderam ou reduziram a produção de AdBlue

Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.

Este líquido surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis - saber mais aqui.

Segundo o site Trans.Info, três dos maiores produtores da Europa suspenderam ou reduziram a produção desta solução aquosa de ureia. A culpa é  do aumento do preço do gás.

As transportadoras eslovacas começaram a comprar AdBlue, depois da Duslo, a maior fábrica da Europa, anunciar uma suspensão da produção devido aos altos preços do gás. O fornecedor alemão SKW Piesteritz também reduziu a sua produção, assim como a fábrica da Yara na Itália. Espera-se, portanto, um aumento significativo de preços desta solução.

Leia também...

Adblue: Para que serve afinal este líquido para os carros?

NewsItem [
pubDate=2021-10-25 10:56:36.0
, url=https://pplware.sapo.pt/motores/preco-elevado-dos-combustiveis-adblue-tambem-deve-subir/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=254
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_25_35779286_preco-elevado-dos-combustiveis-adblue-tambem-deve-subir
, topics=[tecnologia, motores, adblue, combustíveis]
, sections=[desporto, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]