visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 25 out. 09:40

Visão | VISÃO volta a ser premiada pela cobertura da pandemia

Visão | VISÃO volta a ser premiada pela cobertura da pandemia

O trabalho “A Longa Estrada Pós-Covid”, sobre os sintomas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 que se prolongam no tempo, foi distinguido na 9.ª edição do Prémio de Jornalismo na Área da Dor

A Covid-19 nem sempre termina com o fim da infeção pelo vírus SARS-CoV-2. Algumas pessoas continuam a lidar com sintomas semanas, ou mesmo meses, após já não estarem infeciosas.

A VISÃO publicou um artigo aprofundado sobre a chamada covid prolongada em abril deste ano, que foi agora distinguido com o 2.º lugar do Prémio de Jornalismo na Área da Dor. “A Longa Estrada Pós-Covid”, da autoria da jornalista Vânia Maia, conta com a participação de médicos especialistas, mas também de doentes que sofrem desta condição.

Este mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma definição de long covid, com o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico, e o apoio, a estes doentes.

O Prémio de Jornalismo na Área da Dor é promovido pela Fundação Grünenthal, com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED). O 1.º lugar, na edição de 2021, foi atribuído à reportagem “O Diagnóstico: COVID-19”, do jornalista da TVI André Carvalho Ramos.

Foram ainda entregues duas Menções Honrosas: a Carolina Ferreira (Antena 1) pelo trabalho “No Kachi: Vencer o Cancro em Tempo de Pandemia” e a Lucília Galha (Sábado) por “Dores nas Costas: 11 Soluções para a Dor Mais Comum do Corpo Humano”. O júri do galardão era composto por uma representante Fundação Grünenthal, duas da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e outras duas do Sindicato dos Jornalistas.

No início deste ano, também a reportagem da VISÃO “Os Heróis da Linha da Frente”, pioneira ao mostrar como os hospitais se reinventavam para fazer face à pandemia, foi distinguida na categoria de Imprensa do Prémio Jornalismo em Saúde, atribuído pelo Clube de Jornalistas e pela Apifarma.

NewsItem [
pubDate=2021-10-25 10:40:44.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-10-25-visao-volta-a-ser-premiada-pela-cobertura-da-pandemia/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=278
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_25_1262571602_visao-visao-volta-a-ser-premiada-pela-cobertura-da-pandemia
, topics=[atualidade, sociedade, covid-19, sars-cov-2]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]