www.jn.ptwww.jn.pt - 15 out. 01:04

A gasolina que enche o depósito do Fisco

A gasolina que enche o depósito do Fisco

Os combustíveis, mesmo caros, não são um bem do qual os portugueses possam prescindir e o Governo sabe disso. Como sabe que a subida a que temos assistido vai refletir-se nos transportes públicos, na alimentação, no vestuário, etc. Este ano, o preço do gasóleo já subiu 38 vezes. A gasolina 30. E já nos avisaram que os aumentos não ficarão por aqui.

A culpa, dizem-nos os governantes, é da margem das gasolineiras. E também nossa. Nossa porque, dizem-nos também, poluímos muito. Andamos muito de carro. Passeamos muito. Levamos muito os filhos à escola e vamos de automóvel ao supermercado. Somos, portanto, aos olhos de quem gere o país, uns irresponsáveis. Temos de pagar por isso. E esse castigo está documentado na proposta de Orçamento do Estado, onde o Governo deixa claro que não alivia a carga fiscal para penalizar os combustíveis poluentes.

Percebe-se que seria um erro político favorecer os combustíveis fósseis. Mas também parece claro que estamos a pagar mais pelos combustíveis devido aos impostos.

O Governo tem um problema para resolver, até porque não estamos no Luxemburgo, onde, desde fevereiro do ano passado, os transportes são totalmente gratuitos e os bilhetes dos autocarros e dos comboios para a Alemanha, Bélgica e França ficaram mais baratos.

Também não temos a carteira dos noruegueses, que já têm metade da frota automóvel elétrica. Vivemos num país onde ter carro não é uma opção, mas uma obrigatoriedade. Dizer o contrário não é só ser politicamente correto. É desconhecer a realidade. De resto, basta recuar um pouco ao período da campanha eleitoral para as eleições autárquicas para perceber que a grande preocupação dos autarcas não foi reduzir a carga automóvel, mas sim resolver os problemas relacionados com o trânsito.

Acenar com a bandeira do ambiente para justificar o preço dos combustíveis não funciona, mesmo que a bandeira nos tape os olhos.

*Diretor-adjunto

NewsItem [
pubDate=2021-10-15 00:04:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/manuel-molinos/a-gasolina-que-enche-o-deposito-do-fisco--14221920.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=242
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_15_1896076051_a-gasolina-que-enche-o-deposito-do-fisco
, topics=[opinião, manuel molinos, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]