observador.ptobservador.pt - 14 out. 01:23

PS escolhe Rui Pena Pires para coordenar formação política no Centro da Esquerda

PS escolhe Rui Pena Pires para coordenar formação política no Centro da Esquerda

"Nos limites da tolerância democrática, não deixaremos de admitir a debate opiniões diferentes das nossas para não impedir uma saudável e enriquecedora troca de argumentos", garante o PS.

O PS formaliza na quinta-feira a escolha do professor universitário Rui Pena Pires para coordenar o Centro da Esquerda, estrutura que tem como principais missões a formação política e a abertura ao debate com a sociedade civil.

Rui Pena Pires, que foi até agora membro da direção dos socialistas, será coadjuvado no Centro da Esquerda pela historiadora Fernanda Rollo, independente e que integra desde o ano passado o Conselho de Administração da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, e por José Leitão, fundador do PS e da JS e ex-presidente da Assembleia Municipal de Lisboa,

Entre outras funções, José Leitão foi ainda alto comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (1996-2002), além de ter sido deputado do PS em várias legislaturas.

Segundo o PS, o Centro da Esquerda é uma estrutura que se define como “antidogmática”, que pretende afastar-se das lógicas do “politicamente correto” e que visa “a promoção permanente dos valores progressistas, recusando em absoluto as correntes populistas e demagógicas”.

“Nos limites da tolerância democrática, não deixaremos de admitir a debate opiniões diferentes das nossas para não impedir uma saudável e enriquecedora troca de argumentos. A partir da nossa matriz socialista e do nosso empenhamento com o PS, abrimos a outros cidadãos iniciativas de debate de políticas públicas, sessões de formação e de reflexão sobre os problemas do país e do mundo e ações de formação sobre temas de interesse geral ou específico”, lê-se na declaração de princípios desta estrutura.

Entre os temas prioritários do Centro da Esquerda, estão as questões do envelhecimento da população, a crise demográfica, a ecologia, o clima e proteção ambiental, a cultura, a qualidade de vida, o turismo, os desafios da sociedade digital e o combate às desigualdades.

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 00:23:56.0
, url=https://observador.pt/2021/10/14/ps-escolhe-rui-pena-pires-para-coordenar-formacao-politica-no-centro-da-esquerda/
, host=observador.pt
, wordCount=280
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_620106816_ps-escolhe-rui-pena-pires-para-coordenar-formacao-politica-no-centro-da-esquerda
, topics=[ps, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]