jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 14 out. 18:15

União Europeia: Borrell insiste com Presidente bósnio para manter a paz

União Europeia: Borrell insiste com Presidente bósnio para manter a paz

O crescendo dos conflitos fronteiriços entre a Sérvia e o Kosovo levaram o Alto Representante da União Europeia para os assuntos externos a telefonar para Belgrado com caráter de urgência.

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, recebeu um telefonema urgente do Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, a propósito das cada vez mais numerosas escaramuças entre o exército bósnio e as forças policiais do Kosovo – país que decretou a independência em 2008, que Belgrado não reconhece.

Segundo os jornais sérvios, o Presidente Vucic concordou com a visão de Borrell segundo a qual é necessário reduzir todas as tensões fronteiriças e resolver os problemas de forma racional. Vucic reiterou as posições da Sérvia em relação à última crise no norte de Kosovo e aceitou o apelo do Alto Representante Borrell para fazer de tudo para que a situação não se descontrole. O Presidente acrescentou que a Sérvia deseja a paz e estabilidade e que está pronta para continuar o diálogo com Pristina, capital do Kosovo, a qualquer momento.

Borrell – um espanhol, país que também não reconhece a independência do Kosovo – mostrou-se preocupado com os confrontos que se têm repetido na fronteira comum. Do lado do Kosovo, a vontade de diálogo não será muita. De facto, a tensão entre os dois países tem vindo a crescer desde que Albin Kurti venceu as eleições kosovares de março passado e se tornou primeiro-ministro. Desde então, Kurti endureceu as suas posições face aos sérvios.

A 20 de setembro passado, a tensão militar cresceu em vários pontos da extensa fronteira entre o Kosovo e a Sérvia. Na altura, o ministro sérvio da Defesa, Nebojsa Stefanovic, e o chefe do Estado-Maior do Exército sérvio, general Milan Mojsilovic, foram à região de Raska, um dos pontos de tensão, para visitarem as unidades militares para ali destacadas e que, segundo os jornais sérvios, foi colocada no primeiro grau de prontidão.

Entretanto, a União Europeia anunciou na semana passada que continua interessada em que os países balcânicos ingressem no bloco dos 27, mas concluiu que essa entrada ainda não será imediata – frustrando as expectativas de alguns países. Recorde-se que a Eslovénia, que atualmente presidente ao Conselho da União, tinha como um dos seus objetivos de topo apressara entrada dos países balcânicos na União, mas o entusiasmo esfriou face à posição consertada da Comissão e do Conselho Europeu.

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 17:15:09.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/uniao-europeia-borrell-insiste-com-presidente-bosnio-para-manter-a-paz-796164
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=367
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_339727780_uniao-europeia-borrell-insiste-com-presidente-bosnio-para-manter-a-paz
, topics=[mundo, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]