www.pcguia.ptpcguia.pt - 14 out. 17:33

Portugal lidera projecto científico europeu de STEM para inovar na área da saúde pública

Portugal lidera projecto científico europeu de STEM para inovar na área da saúde pública

Escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, associações e representantes da sociedade civil de quatro países vão ser parceiras para melhorar o sector da saúde pública, no âmbito do projecto Partnerships for Science Education (PAFSE).

Portugal será o líder desta iniciativa, com a Universidade NOVA de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública ao “leme”; o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Prevenção Rodoviária Portuguesa são os outros participantes.

O principal objectivo é incentivar mais de três mil alunos de Portugal, Grécia, Chipre e Polónia e juntar «esforços» para «enriquecer a educação nas áreas curriculares STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com o seu contributo para a saúde pública», sublinha o INESC TEC.

A primeira fase do PAFSE vai focar-se na «preparação para reduzir o risco de doenças transmissíveis e epidemias», embora estejam no radar outras patologias: «Obesidade infantil, cancro, zoonoses, diabetes e acidentes rodoviários»

O PAFSE vai ter a duração de três anos (até 2024) e tem um financiamento de 1,46 milhões de euros, da Comissão Europeia.

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 16:33:31.0
, url=https://www.pcguia.pt/2021/10/portugal-lidera-projecto-cientifico-europeu-de-stem-para-inovar-na-area-da-saude-publica/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=152
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_2095998499_portugal-lidera-projecto-cientifico-europeu-de-stem-para-inovar-na-area-da-saude-publica
, topics=[pafse, tecnologia, notícias, saude, ciência, escolas, inovação, stem]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]