visao.sapo.ptapfigueiredo - 14 out. 14:57

Visão | Soluções para tirar o máximo da sua varanda

Visão | Soluções para tirar o máximo da sua varanda

A arquiteta e designer de interiores Filipa Namora deixa aqui algumas sugestões para aproveitar esse espaço tão especial

Para quem mora em apartamentos, as varandas são os ambientes mais próximos de um espaço exterior que se pode ter. Esta zona, em particular, permite não só entrada de luz natural como também o acesso ao exterior. É um espaço que pode estar associado a zonas comuns ou privadas da casa, e que, independentemente da sua localização é necessário algum cuidado na forma como é pensado a sua ligação, sem que este perca o caráter de extensão do interior para o exterior. Refiro-me ao pavimento e à importância que acarreta a mudança de uma zona para a outra.  Uma das sugestões que propomos é que este seja o mesmo ou o mais semelhante possível, de forma a, visualmente, o layout ser o mais contínuo e coerente.

Relativamente à organização do espaço exterior, pode ser mais ou menos intuitivo. No caso de estarmos a falar de áreas ambiciosas é fácil percebermos que a zona de refeição deve ficar junto à zona de churrasco, e posteriormente, uma zona de descanso. No entanto, quando falamos sobre espaços mais reduzidos, pode o processo ser mais complexo, ainda assim não é impossível.

Não sobrecarregar demasiado o espaço e conseguir otimizá-lo são estratégias essenciais para a sua elaboração. 

Relembro que este encontro com o ar livre é, do meu ponto de vista, um momento super convidativo a relaxar e usufruir do exterior, pelo que é fundamental contarmos com um espaço de poltrona ou sofá exterior.

A introdução de verdes e objetos, como lanternas e jarrões, vão conferir também mais luxo e intemporalidade, assim como os tapetes e almofadas de exterior.

Um ponto muito importante deste processo na hora de selecionar peças é optar sempre por mobiliário adequado ao exterior que suportem mudanças climáticas sem perder qualidade ou que exijam constantes manutenções. É verdade que isto vai refletir-se no orçamento mas mais vale isso, a estar a comprar novamente tudo no ano a seguir, não é verdade? O mesmo serve para os tecidos e respetivas espumas que estão no seu interior.

No caso das varandas pequenas e na iminência de necessitar de mobiliário, a melhor sugestão passa por ser tudo produzido à medida. Bancos em forma de L são óptimos a rentabilizar espaços assim como prateleiras e estantes. Peças polivalentes são também um elemento chave pois desdobram-se em múltiplas soluções, como temos o exemplo dos bancos, que podem servir para apoio de pés ou rapidamente transformam-se numa mesa de centro ou até em mais um lugar sentado.

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 13:57:57.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2021-10-14-solucoes-para-tirar-o-maximo-da-sua-varanda/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=404
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_1589383778_visao-solucoes-para-tirar-o-maximo-da-sua-varanda
, topics=[opinião, bolsa de especialistas, filipa namora, soluções varandas, decoração]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]