eco.sapo.pteco.sapo.pt - 14 out. 20:18

APS organiza curso avançado sobre impacto da IFRS 17 nos Contratos de seguro

APS organiza curso avançado sobre impacto da IFRS 17 nos Contratos de seguro

A norma IFRS 17 representa uma (re)evolução significativa no tratamento contabilístico de Contratos de Seguro, em particular no que respeita à mensuração das responsabilidades a estes inerentes.

Dada relevância da norma IFRS 17 para a atividade seguradora, importa conhecer os seus potenciais impactos por forma a garantir uma “preparação atempada da transição para este novo normativo, quer ao nível dos sistemas contabilísticos, quer dos próprios recursos humanos”, justifica a Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

É neste âmbito que foi concebido o programa avançado IFRS 17 – Contratos de Seguro, que a APS vai realizar a distância (com formador online) nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro de 2021, e que “tem por objetivo dar a conhecer esta norma contabilística internacional e os seus potenciais impactos, por forma a garantir uma preparação atempada da transição para este novo normativo, quer ao nível dos sistemas contabilísticos, quer dos próprios recursos humanos,” explica a APS.

Os objetivos desta formação em IFRS 17 visam o conhecimento da nova norma internacional de relato financeiro relativa ao tratamento contabilístico de contratos de seguro e de contratos de investimento com participação nos resultados, em particular os aspetos relacionados com os novos modelos de mensuração das responsabilidades técnicas.

A formação destina-se a colaboradores dos setores seguradores Vida e não Vida, nomeadamente das áreas contabilística, fiscalidade, controlo de gestão, investimentos, gestão de risco, atuariado e auditoria. Neste curso avançado da Academia APS os formadores são Maria Luís Pinhal, Manager – Financial Services PwC e Tatiana Marques, Manager Actuarial and Insurance Advisory Services.

O curso está estruturado num tronco comum, compondo-se de 3 módulos autónomos, “o que introduz um elemento de flexibilidade adicional para os potenciais interessados, que poderão definir à sua medida o plano de formação mais adequado,” explica a Academia da associação. O módulo 1 (IFRS 17 – Contratos de Seguro), decorre a 21 e 22 outubro. O segundo, dia 28 (período da manhã) será dedicado a IFRS 17 – Exercícios Ramos Não Vida e Ramo Vida e o 3º módulo, limitado a IFRS 17 – Exercícios Ramo Vida, está agendado para a manhã de 29 outubro.

A frequência do curso permite a atribuição de créditos aos Contabilistas Certificados por parte da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), sendo considerado 1 crédito por cada hora de formação. No total permite a obtenção de 21 créditos

O programa detalhado e outra informação relativa a esta formação acessível aqui

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 19:18:32.0
, url=https://eco.sapo.pt/2021/10/14/aps-organiza-curso-avancado-sobre-impacto-da-ifrs-17-nos-contratos-de-seguro/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=381
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_1324991459_aps-organiza-curso-avancado-sobre-impacto-da-ifrs-17-nos-contratos-de-seguro
, topics=[academia]
, sections=[]
, score=0.000000]