observador.ptobservador.pt - 14 out. 19:54

Presidente dos Estados Unidos recebido por Papa Francisco no início de digressão europeia

Presidente dos Estados Unidos recebido por Papa Francisco no início de digressão europeia

"Vão discutir como trabalhar juntos, com respeito pela dignidade humana, para colocar um fim à pandemia de Covid-19, enfrentar a crise climática e cuidar dos menos favorecidos", explica Casa Branca.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai ser recebido no Vaticano pelo Papa Francisco, como parte da digressão que o leva a Roma para a cimeira do G20 e a Glasgow para a cimeira do clima COP26.

“Vão discutir como trabalhar juntos, com respeito pela dignidade humana, para colocar um fim à pandemia de Covid-19, enfrentar a crise climática e cuidar dos menos favorecidos”, explica um comunicado da Casa Branca, sobre a reunião com o Papa, que se realizará no Vaticano, em 29 deste mês.

Joe Biden é um católico praticante, que frequentes vezes menciona a sua fé publicamente e é assíduo nas missas, especialmente quando está na sua cidade natal, Wilmington (Delaware), mas causou polémica entre o clero quando se mostrou um firme defensor do direito ao aborto.

Este será o primeiro encontro presencial do Papa com Biden, que é o primeiro Presidente católico dos EUA desde John F. Kennedy (1961-1963).

A cimeira do G20, em Roma, realiza-se nos dias 30 e 31 deste mês e será presidida pela Itália, este ano.

À margem desta cimeira, embora ainda não esteja oficialmente confirmado, Biden terá um encontro bilateral com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron — uma conversa muito aguardada, após a indignação provocada na França pela aliança de defesa entre o Reino Unido, Austrália e EUA, que levou ao cancelamento por parte de Camberra de um negócio de compra de submarinos franceses.

No final da digressão, Biden viajará até Glasgow para a cimeira do clima COP26 em 1 e 2 de novembro.

Presidência britânica da COP26 quer manter meta de aquecimento em 1,5 graus cent��grados

O Presidente dos Estados Unidos decretou, logo no seu primeiro dia de mandato, o regresso de Washington ao Acordo Climático de Paris e prometeu fazer das mudanças climáticas uma das prioridades do seu Governo.

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 18:54:18.0
, url=https://observador.pt/2021/10/14/presidente-dos-estados-unidos-recebido-por-papa-francisco-no-inicio-de-digressao-europeia/
, host=observador.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_1277297074_presidente-dos-estados-unidos-recebido-por-papa-francisco-no-inicio-de-digressao-europeia
, topics=[europa, g20, joe biden, papa francisco]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]