observador.ptobservador.pt - 15 out. 00:37

Dia do Exército celebrado em Aveiro para divulgar "meios e capacidades"

Dia do Exército celebrado em Aveiro para divulgar "meios e capacidades"

"Com o objetivo de divulgar os seus meios e capacidades, o Exército promove um conjunto de iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa". Comemorações serão entre 20 e 24 de outubro.

O Dia do Exército de 2021 vai ser celebrado em Aveiro, de 20 a 24 de outubro, para divulgar os “meios e capacidades” deste ramo, com um conjunto de iniciativas de natureza militar, mas também culturais e recreativas.

Numa nota enviada à imprensa, o Exército anuncia que, “celebrando a Tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército, as Comemorações do Dia do Exército decorrerão este ano, de 20 e 24 de outubro, centradas na cidade de Aveiro”.

“Com o objetivo de divulgar os seus meios e capacidades, o Exército, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, promove um conjunto de iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa dando-se a conhecer, desta forma, como um Exército credível, moderno, de elevada prontidão e competência”, escreve o ramo.

Entre o programa estão atividades diversas, a começar no primeiro dia com a apresentação do livro “O Exército e o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – O Combatente na Arte”, na Biblioteca Municipal de Aveiro e a inauguração oficial da “Expo Exército 2021”, no Jardim da Fonte Nova.

A “Expo Exército 2021” contará, ao longo dos quatro dias, com inúmeras demonstrações, nomeadamente de “inativação de engenhos explosivos” ou de “defesa nuclear, biológica, química e radiológica” mas também a disponibilização de atos médicos ou experiências de realidade virtual.

Para 22 de outubro está marcado um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, com participação especial de Rita Guerra, na Praça Marquês de Pombal.

No dia seguinte, as celebrações prosseguem com uma “evocação e homenagem a D. Afonso Henriques, na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra” de manhã, e à tarde um Encontro Gímnico com a participação do Colégio Militar, Instituto dos Pupilos do Exército, Escola Gímnica de Aveiro e Clube Atlético Póvoa Pacense, na Praça Marquês de Pombal.

Ao fim do dia haverá novo concerto, desta vez da Banda Sinfónica do Exército, com participação de Sofia Escobar, no Teatro Aveirense.

O último dia contará com a missa de Ação de Graças e Sufrágio, na Sé Catedral, finalizando com uma Cerimónia Militar, no Cais da Fonte Nova.

NewsItem [
pubDate=2021-10-14 23:37:31.0
, url=https://observador.pt/2021/10/15/dia-do-exercito-celebrado-em-aveiro-para-divulgar-meios-e-capacidades/
, host=observador.pt
, wordCount=338
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_10_14_1207407370_dia-do-exercito-celebrado-em-aveiro-para-divulgar-meios-e-capacidades
, topics=[aveiro, defesa, exército]
, sections=[]
, score=0.000000]