www.jn.ptjn.pt - 27 set. 01:01

A Europa precisa de redescobrir a fé

A Europa precisa de redescobrir a fé

O consumismo e o avanço do ateísmo na Europa preocupam o Papa Francisco. Na semana passada falou deste tema em duas circunstâncias: na Audiência Geral, na quarta-feira, e, no dia seguinte, na Eucaristia com os participantes na Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (C.C.E.E.).

Na sua habitual reflexão às quartas-feiras no Vaticano, o Papa fez uma avaliação da sua viagem ao coração da Europa (Budapeste, na Hungria, e Eslováquia). A sua peregrinação por aqueles países permitiu-lhe reavivar a esperança num continente que está a voltar as costas a Deus e a entregar-se ao consumismo.

Sinal desse ateísmo galopante são os estudos realizados em França. Em 1947, apenas 34% dos franceses se declaravam ateus, essa percentagem subiu para os 44%, em 2011. Segundo uma sondagem da Associação dos Jornalistas de Informação Religiosa, divulgada pelo jornal francês "La Croix" na semana passada, já são mais de metade (51%) os franceses que não acreditam em Deus.

O Papa confrontou os bispos do C.C.E.E. com a quantidade de pessoas que na Europa "deixaram de ter fome e sede de Deus". Isso acontece, não porque as pessoas sejam más, mas porque lhes falta quem lhes abra o apetite "que a ditadura do consumismo - ditadura leve, mas sufocante - tenta extinguir".

Perante esta situação, o Papa apelou ao empenhamento de todos na reconstrução da Igreja europeia. Não num sentido "restauracionista", de querer voltar ao passado, mas "a olhar juntos para o futuro", rompendo caminhos novos.

Para o Papa, na Europa, acha-se que a fé "pertence ao passado". Isto deve-se ao facto de "os cristãos, em vez de irradiarem a alegria contagiante do Evangelho", deixarem-se enredar em "esquemas religiosos gastos, intelectualistas e moralistas". A novidade do Evangelho, segundo o Papa, pede a ele e aos bispos "opções sábias e ousadas". E conclui: "Não nos pede para demonstrar, pede-nos para mostrar Deus, como fizeram os Santos - não por palavras, mas com a vida".

A Europa precisa deste testemunho para se reencontrar com "o rosto sempre jovem de Jesus e da sua esposa", a Igreja. Precisa de redescobrir a fé.

*Padre

NewsItem [
pubDate=2021-09-27 02:01:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/fernando-calado-rodrigues/a-europa-precisa-de-redescobrir-a-fe-14161045.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_27_1207927110_a-europa-precisa-de-redescobrir-a-fe
, topics=[opinião, fernando calado rodrigues, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]