www.publico.ptpublico.pt - 26 set. 23:22

Iniciativa Liberal diz estar aberta a apoiar soluções em Lisboa

Iniciativa Liberal diz estar aberta a apoiar soluções em Lisboa

João Cotrim de Figueiredo mostrou-se disposto a apoiar “propostas que a Iniciativa Liberal fez durante a campanha eleitoral”, mas não com o PS.

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse este domingo estar aberto a “apoiar soluções” favoráveis aos lisboetas, mas não com o PS.

“Aquilo que conseguiremos fazer com esses votos será no sentido de melhorar a vida dos lisboetas, não com alianças com o Partido Socialista, mas apoiando propostas que a Iniciativa Liberal fez durante a campanha eleitoral”, afirmou em declarações aos jornalistas à chegada à sede da campanha do movimento independente de Rui Moreira.

As projecções televisivas divulgadas este domingo às 21h apontam um empate entre o socialista Fernando Medina e o social-democrata Carlos Moedas na corrida à presidência da Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas.

Confrontado com o possível empate técnico entre o actual presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e a coligação de Carlos Moedas, Cotrim de Figueiredo recusou a ideia de que foi um erro o partido não ter apoiado Moedas, salientando que os votos são dos eleitores do partido.

“Os votos da Iniciativa Liberal não pertencem à Iniciativa Liberal, pertencem aos eleitores da Iniciativa liberal e eles decidiriam se votariam ou não num ou noutro sítio”, disse.

Com os dados conhecidos até ao momento, o líder do IL arrisca, contudo, dizer que “o resultado de Fernando Medina fica aquém de tudo que se previa em termos de sondagens”. No entanto, ressalva, “é muito cedo para saber ao certo o que é que isso quer dizer”.

Também do ponto vista nacional, Cotrim de Figueiredo disse acreditar que o PS “vai perder poder nas autarquias em Portugal”, pela “forma como o PS se tem comportado nessas autarquias e como se tem comportado nesta campanha”.

O líder da IL esteve este domingo na sede de campanha de Moreira, nos Aliados, para “dar um abraço de amigo a Rui Moreira e para dar os parabéns aos eleitos da IL, que, tudo indica, vão ser eleitos”.

Cotrim deixou, contudo, claro que “a vitória do Movimento Aqui Há Porto é a vitória do Movimento Aqui Há Porto” e de “mais ninguém”.

NewsItem [
pubDate=2021-09-27 00:22:00.0
, url=https://www.publico.pt/2021/09/26/politica/noticia/iniciativa-liberal-estar-aberto-apoiar-solucoes-lisboa-1978849
, host=www.publico.pt
, wordCount=326
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_26_1956648936_iniciativa-liberal-diz-estar-aberto-a-apoiar-solucoes-em-lisboa
, topics=[autárquicas 2021]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]