visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 26 set. 23:19

Visão | Autárquicas: PSD já festeja Coimbra, mas mantém a cabeça fria em Lisboa

Visão | Autárquicas: PSD já festeja Coimbra, mas mantém a cabeça fria em Lisboa

Coordenador autárquico social democrata reagiu às primeiras projeções - que colocam Moedas taco a taco com Medina na capital e dão vitória ao PSD em Coimbra – com uma critica às sondagens: “falharam redondamente”

Passavam vinte minutos das 21:00 – hora a que foram conhecidas as primeiras projeções da noite eleitoral – quando José Silvano, secretário geral do PSD e coordenador autárquico, quebrou o silêncio no número 9 da Rua Caetano, na Lapa, Lisboa. Não trazia um ar animado e enfatizou o que de resto se sentia: lá em cima – no primeiro piso (onde se encontra Rui Rio e os dirigentes sociais democratas) – “ninguém canta vitória”, apesar das prespetivas animadoras, face ao que as sondagens diziam, antes das eleições.

Foi, aliás, pelas sondagens que Silvano começou. “Falharam redondamente”. O exemplo mais óbvio será o de Lisboa, onde o candidato Carlos Moedas (pela coligação “Novos Tempos” – PSD, CDS, PPM, MPT e Aliança) – que, nas sondagens, ficou sempre a pelo menos dez pontos de Fernando Medina (PS e Livre) – surge, nas primeiras projeções, taco a taco com o atual presidente da Câmara. Carlos Moedas reúne, segundo as projeções da RTP, 32 a 36% dos votos e Fernando Medina 31 a 35%.

Apesar disto, José Silvano escolhe a contenção para falar sobre a capital. “Quem vai ganhar Lisboa ainda não sabemos”. Já em Coimbra, “o PSD ganhou” com “uma vitória significativa”. José Manuel Silva – antigo bastonário da Ordem dos Médicos e candidato da coligação “Juntos Somos Coimbra” (PSD/CDS/PPM/Volt/RIR/Aliança/“Nós, Cidadãos”) – terá entre 42 a 47% da votação, de acordo com as mesmas projeções.

Uma palavra ainda para o nível de abstenção (estimado entre os 45 e os 50% – quando, em 2017, foi de 45%). Dados “muito negativos para o País” e que deixam os sociais democratas “extremamente preocupados”, apontou José Silvano.

NewsItem [
pubDate=2021-09-27 00:19:25.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/autarquicas-2021/2021-09-26-autarquicas-psd-ja-festeja-coimbra-mas-mantem-a-cabeca-fria-em-lisboa/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=268
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_26_1847946808_visao-autarquicas-psd-ja-festeja-coimbra-mas-mantem-a-cabeca-fria-em-lisboa
, topics=[psd, autárquicas 2021, atualidade, política, eleições autárquicas, rui rio, josé silvano]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]