pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 26 set. 17:00

Sinal dos satélites da SpaceX usados como GPS (com boa precisão)

Sinal dos satélites da SpaceX usados como GPS (com boa precisão)

Os satélites enviados para órbita pela SpaceX de Elon Musk, foram desenhados para fornecer ligação à Internet em locais remotos.

Como temos vindo a acompanhar, os satélites da SpaceX vão fornecer Internet em vários pontos do Globo. A empresa de Elon Musk deveria começar a operar em Portugal em junho, mas ainda não há nenhuma informação oficial.

Recentemente, um conjunto de investigadores desenvolveu um método para usar sinais transmitidos por satélites do serviço de internet Starlink para localizar com precisão uma posição na Terra, tal como o sistema GPS. Esta é a primeira vez que o sistema Starlink é aproveitado por investigadores fora da SpaceX para navegação.

Foram usados apenas seis satélites da SpaceX

Os satélites da Starlink, enviados para órbita pela SpaceX de Elon Musk, foram desenhados para fornecer ligação �� Internet em locais remotos em todo o mundo. Recentemente, um grupo de investigadores usaram sinais de seis satélites da Starlink para localização, tendo conseguido uma localização na Terra com uma precisão na ordem dos 8 metros.

De referir que os investigadores não tiveram a ajuda da SpaceX para usar os sinais de satélite e enfatizaram que não tinham acesso aos dados reais enviados pelos satélites - apenas às informações relacionadas à localização e movimento do satélite.

 Zak Kassas, diretor do Center for Automated Vehicles Research with Multimodal Assured Navigation (CARMEN), referiu que...

Captamos (escutamos) o sinal e, em seguida, usamos algoritmos sofisticados para identificar a nossa localização na Terra com uma boa precisão.

Para esta investigação, Kassas e a sua equipa estudaram o sistema Starlink e analisaram os sinais enviados pelos satélites. Posteriormente desenvolveram um algoritmo que poderia usar os sinais de vários satélites para a localizar de uma posição na Terra. Para os testes, instalaram uma antena no campus da Universidade da Califórnia e tentaram usar a rede para localizar a antena.

Usando o sinal da Starlink, os investigadores identificaram a localização da antena a cerca de 7,7 metros. A título de comparação, o sistema GPS identifica a localização de um dispositivo entre 0,3 e 5 metros. A equipa de investigaadores usou técnicas semelhantes com outras constelações de satélites de órbita terrestre baixa, mas com menos precisão, identificando localizações até 23 metros, referiu Kassas.

A SpaceX tem atualmente cerca de 1.700 satélites na órbita baixa da Terra, o que significa uma cobertura a rondar os 1.200 km. A SpaceX tem planos para ter mais de 40.000 satélites em órbita.

NewsItem [
pubDate=2021-09-26 18:00:01.0
, url=https://pplware.sapo.pt/internet/sinal-dos-satelites-da-spacex-usados-como-gps-e-garantem-precisao/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=375
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_26_1513626124_sinal-dos-satelites-da-spacex-usados-como-gps-com-boa-precisao
, topics=[tecnologia, spacex, gps, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]