mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 23 set. 02:13

Leonardo DiCaprio investe em duas empresas de carne cultivada em laboratório

Leonardo DiCaprio investe em duas empresas de carne cultivada em laboratório

Ator ligou-se a empresas consideradas uma componente fundamental para abordar a mudança climática.

Leonardo DiCaprio decidiu apostar em duas "start-ups" que desenvolvem carne a partir de células animais, a Aleph Farms e a Mosa Meat, investindo capital nelas e tornando-se um dos seus assessores.

"Uma das formas mais eficazes de combater a crise climática é transformar o nosso sistema de alimentação", comentou o ator num comunicado conjunto das duas empresas.

"Mosa Meat e Aleph Farms oferecem novas formas de satisfazer a procura mundial de carne bovina, enquanto resolvem alguns dos problemas mais urgentes da atual produção industrial dessa carne", acrescentou.

DiCaprio, que já é investidor na empresa de hambúrgueres, salsichas e almôndegas de origem vegetal Beyond Meat, não especificou quanto investirá nas duas empresas.

Nos últimos anos, várias empresas emergentes introduziram-se no ramo da carne cultivada, que promete produzir proteínas animais com menos impacto ambiental que a agricultura intensiva.

Mosa Meat é uma empresa holandesa co-fundada por Mark Post, o primeiro a apresentar ao público uma porção de carne picada "in vitro" feita com células-mãe de vaca em 2013.

Os defensores da carne alternativa consideram que estas empresas são uma componente fundamental para abordar a mudança climática.

A gestão convencional do gado é uma fonte de gases de efeito estufa pela desflorestação para dar espaço à criação de gado e pelas emissões dos próprios animais.

Mas enquanto a carne de origem vegetal chega aos principais supermercados, a carne cultivada continua numa fase muito mais precoce de comercialização. Os custos ainda são altos e, até agora, só a Singapura aprovou a venda desses produtos.

NewsItem [
pubDate=2021-09-23 03:13:55.0
, url=https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/leonardo-dicaprio-investe-em-duas-empresas-de-carne-cultivada-em-laboratorio
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=242
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_23_780721930_leonardo-dicaprio-investe-em-duas-empresas-de-carne-cultivada-em-laboratorio
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]