observador.ptobservador.pt - 22 set. 20:27

Séries infantis portuguesas sobre ciência e Lisboa à procura de investimento no Cartoon Fórum

Séries infantis portuguesas sobre ciência e Lisboa à procura de investimento no Cartoon Fórum

Portugal continua em destaque no Cartoon Fórum, em França, que apresenta a maior mostra de séries de animação para televisão e plataformas da Europa, que decorre até 23 de setembro.

Uma série sobre uma família de cientistas, que parte à aventura, e outra sobre duas irmãs arqueólogas, com Lisboa em fundo, foram projetos apresentados por estúdios portugueses, presentes no Cartoon Fórum, em Toulouse, no segundo dia do certame.

Portugal continua em destaque no Cartoon Forum, na cidade francesa de Toulouse, a maior mostra de séries de animação para televisão e plataformas da Europa, que decorre até dia 23 de setembro. Na manhã desta quarta-feira, duas produtoras portuguesas capturaram a atenção do certame.

Gostamos muito do projeto, estamos muito confiantes nele e é um conteúdo que vale a pena produzir. É uma aposta forte, condicionada por algumas variáveis, mas temos já alguns canais interessados na nossa série e algumas reuniões”, disse João Miguel Real, diretor de animação da produtora Take it Easy.

Esta é a primeira participação da Take it Easy, que engloba o estúdio Easy Lab, no Cartoon Forum, e a aposta é “What’s it all About?”, uma série para crianças dos 6 aos 11 anos, protagonizada por uma família de cientistas que se deslocam numa carrinha ”pão de forma”, recheada de invenções.

Esta família não é desconhecida do grande público português, já que a produtora tem vindo a utilizar este conceito nos últimos anos em anúncios televisivos para a Ciência Viva. As personagens foram concebidas pelo ilustrador João Fazenda e o guião de cada episódio é feito em colaboração com cientistas.

“Estamos num momento particularmente importante para estes conteúdos. Já temos uma colaboração longa com a Ciência Viva, e foi como um laboratório para desenvolver esta família e eles apoiaram logo a nossa ideia para esta série. Os guiões têm sido sempre escritos em colaboração com especialistas”, indicou Pedro Lino, o realizador.

Já na série “The Saskatoons”, uma cooperação entre o estúdio português Sardinha em Lata e o estúdio espanhol Pikkukala, é o cenário que não vai ser estranho para os portugueses, pois a ação desenrola-se em Lisboa. É na capital portuguesa que as irmãs Gigi e Alex vão viver aventuras à volta de achados arqueológicos.

“Quando fomos visitar a produtora, em Lisboa, andámos pela cidade, fomos a todos os museus e gostámos muito. Há séries que têm como base outras cidades, como Paris, e as crianças ficam interessadas por essas cidades. Não seria ótimo promover também Lisboa que é uma cidade tão bonita e tem tanta história?”, explicou Evgenia Glubeva, autora da série, em parceria com Myles Mcleod.

“The Saskatoons” quer chegar a um público entre os 6 e os 8 anos, contando começar a produção a partir de 2023, tendo já assegurado o financiamento por parte da RTP, devendo assim chegar nos próximos anos ao público infantojuvenil do canal público português.

Também “What’s it all About?” tinha assegurado este financiamento em 2020, mas preferiu optar pelo fundo de desenvolvimento do Instituto do Cinema e do Audiovisual para criar um ‘piloto’ e uma apresentação sólida para os potenciais investidores.

A Take it Easy vai voltar a candidatar o seu projeto este ano, na esperança de que a televisão pública considere o projeto suficientemente interessante para ser novamente escolhido.

Cada participante nesta mostra europeia de séries de animação tem 20 minutos para subir ao palco e impressionar o público, ou seja, realizar o seu ”pitch”, revelando um pequeno ”trailer” e falando das suas necessidades para avançar com a produção. Na audiência estão produtores e investidores, como canais de televisão e plataformas ”online”.

Tanto “What’s it all About?” como “The Saskatoons” tiveram salas cheias nas suas apresentações, deixando antever a possibilidade de mais crianças na Europa virem a conhecer estas criações portuguesas.

NewsItem [
pubDate=2021-09-22 21:27:20.0
, url=https://observador.pt/2021/09/22/series-infantis-portuguesas-sobre-ciencia-e-lisboa-a-procura-de-investimento-no-cartoon-forum/
, host=observador.pt
, wordCount=582
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_22_1693992022_series-infantis-portuguesas-sobre-ciencia-e-lisboa-a-procura-de-investimento-no-cartoon-forum
, topics=[cartoon]
, sections=[]
, score=0.000000]