www.jn.ptjn.pt - 22 set. 17:46

Adeptos ingleses em pé nos estádios a partir de janeiro

Adeptos ingleses em pé nos estádios a partir de janeiro

Os clubes da Premier League poderão a partir de janeiro ter adeptos em pé em zonas definidas, situação proibida desde 1989, num programa-teste da autoridade responsável pelos estádios ingleses (SGSA), anunciou esta quarta-feira o organismo.

A medida também se aplica ao Championship e todos os clubes interessados em participar têm até 6 de outubro para apresentar as respetivas candidaturas.

Os clubes que tiverem os seus projetos aprovados poderão ter adeptos em pé num lugar próprio dos respetivos estádios a partir de janeiro do próximo ano e até final da atual temporada.

A SGSA explicou que, para os clubes terem as candidaturas aprovadas, o local para adeptos em pé não pode obstruir a visão de restantes pessoas no estádio e que deve ser estabelecido um código de conduta para quem quiser ter um lugar nessa bancada.

O organismo acrescentou que no fim da época uma comissão independente vai estudar e tirar as devidas conclusões do programa teste, com objetivo de, em 2022/23, mais clubes e mais estádios poderem ter locais definidos para adeptos em pé.

Em 1989, após o desastre de Hillsborough, que resultou em 97 mortos, após um esmagamento da multidão no início de uma partida entre Liverpool e Nottingham Forest, todas as bancadas com adeptos em pé foram proibidas nos estádios ingleses e galeses.

Três anos depois, a medida passou a ser apenas aplicadas nas duas principais divisões inglesas.

NewsItem [
pubDate=2021-09-22 18:46:00.0
, url=https://www.jn.pt/desporto/adeptos-ingleses-em-pe-nos-estadios-a-partir-de-janeiro-14148456.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=190
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_22_1528602537_adeptos-ingleses-em-pe-nos-estadios-a-partir-de-janeiro
, topics=[liga inglesa, desporto, futebol, premier league, adeptos]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]