tek.sapo.pttek.sapo.pt - 15 set 18:36

How to TeK: Descubra como rever as suas memórias fotográficas no Instagram e Google Fotos

How to TeK: Descubra como rever as suas memórias fotográficas no Instagram e Google Fotos

Além do Instagram, o Google Fotos também permite recordar algumas das suas fotos mais antigas, num formato semelhante aos Stories da rede social do universo do Facebook, havendo até a possibilidade de configurar a funcionalidade.

Por vezes, quando as saudades “apertam”, folhear as páginas dos álbuns de fotografias que tem em casa é uma boa forma de recordar as suas memórias mais queridas, seja com a família, com amigos, ou simplesmente de lugares que lhe trazem felicidade.

É certo que os tradicionais álbuns físicos acabaram por perder alguma da sua popularidade com o surgimento das redes sociais ou de plataformas online dedicadas ao armazenamento das imagens e vídeos que vai captando.

Além do Facebook e da sua secção de Memórias, que o ajuda a fazer uma viagem pelo tempo e a recordar as publicações que fez anteriormente, o Instagram tem uma funcionalidade com uma mecânica semelhante.

Introduzida em 2019, por entre um conjunto de novidades na aplicação, a funcionalidade “Neste Dia” está associada à câmara das Stories e surge sempre que houver fotos ou vídeos antigos daquele dia para “repostar”.

Para lá do Instagram, o Google Fotos também permite recordar algumas das suas fotos mais antigas, num formato semelhante aos Stories da rede social do universo do Facebook, havendo a possibilidade de configurar a funcionalidade.

Clique na galeria para saber como aceder à funcionalidade "Neste Dia" no Instagram Siga estes passos:

1 – Abra uma nova Story.

2 – Clique no ícone “Criar”.

3 – Na secção de ícones em baixo, deslize com o dedo até encontrar a opção “Neste dia”. A partir daqui, se desejar, poderá partilhar a memória com os seus seguidores.

4 – Se quiser ver se há mais memórias para o dia, clique em “Ver tudo”.

5 – Alternativamente, pode abrir o seu perfil e, de seguida, clicar no ícone com três linhas verticais.

6 – Selecione a opção “Arquivar”.

7 – Aqui, além de poder visualizar todas as suas Stories, é possível ver as memórias e partilha-las.

Já no que toca ao Google Fotos, a secção de Memórias também lhe permite verificar o que aconteceu num determinado dia há um ano, ou há mais tempo e surgirá sempre que existem conteúdos para recordar, logo no topo da aplicação, como pode ver na imagem que se segue.

Não quer que certas memórias apareçam? A aplicação dá-lhe a possibilidade de configurar o que pode, ou não, surgir em destaque. É também possível configurá-la para ocultar certas pessoas e até animais de estimação, assim como datas específicas.

Clique nas imagens para saber como configurar as memórias no Google Fotos Siga estes passos:

1 – Clique no ícone do seu perfil no canto superior direito.

2 – Selecione a opção “Definição do Fotos”.

3 – Clique em “Memórias”.

4 – A partir deste menu poderá fazer a gestão do que vê. Clique em “Memórias em destaque” para configurar o que surge nesta secção.

5 – Aqui pode selecionar os tipos de memórias que pretende ver em destaque, incluindo fotos e vídeos de anos anteriores, conteúdos mais recentes ou memórias com temas.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para  geral@tek.sapo.pt.
NewsItem [
pubDate=2021-09-15 17:36:22.0
, url=https://tek.sapo.pt/how-to/artigos/how-to-tek-descubra-como-rever-as-suas-memorias-fotograficas-no-instagram-e-google-fotos
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=500
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_15_825780889_how-to-tek-descubra-como-rever-as-suas-memorias-fotograficas-no-instagram-e-google-fotos
, topics=[tecnologia, stories, how to tek, videos, fotografias, instagram, memórias, google fotos]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]