rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 16 set. 00:54

Venezuela acusa EUA de querer apropriar-se do crude do país

Venezuela acusa EUA de querer apropriar-se do crude do país

Por outro lado, o ministro de Petróleo da Venezuela ratificou o compromisso de Caracas de "continuar a reforçar o Acordo de Cooperação OPEP Plus, agora prolongado até dezembro de 2022 com os mais elevados princípios de cooperação, complementaridade e paz internacional".

O ministro do Petróleo da Venezuela Tarek El Aissami, denunciou esta quarta-feira que o seu país é vítima de assédio dos Estados Unidos e acusou Washington de querer apropriar-se do crude venezuelano, das maiores reservas de petróleo do mundo.

"Tomo a liberdade de denunciar que, apesar dos gigantescos esforços feitos pela OPEP para procurar a estabilidade do mercado petrolífero mundial, a Venezuela continua submetida a um 'regime' ilegal e assédio implacável de parte do imperialismo norte-americano e seus governos aliados, com a pretendida intenção de se apropriar das maiores reservas de petróleo do mundo", disse.

Tarek El Aissami falava em Caracas, ao finalizar um encontro com o secretário-geral da OPEP, Mohammed Barkindo, que se descolou à Venezuela a propósito do 61.º aniversário daquele organismo petrolífero.

O ministro venezuelano sublinhou que se trata "da maiores reserva de petróleo do mundo" e indicou que as intenções dos EUA, ficaram "evidenciadas pelas medidas coercivas unilaterais impostas contra a nossa indústria petrolífera e a estatal PDVSA, afetando assim a produção, refinação e exportação de petróleo bruto venezuelano desde há vários anos".

"

Por outro lado, o secretário-geral da OPEP, Mohammed Barkindo, explicou que aquele organismo tem passado por diversas "etapas e crise", mas que a provocada pela pandemia da covid-19 não tem precedentes.

"Podemos dizer, que os melhores dias para a OPEP e a Venezuela estão à nossa frente (por vir)", disse, referindo-se a que as perspetivas mundiais, são de um crescimento no consumo de gas e de petróleo até ao ano de 2045.

NewsItem [
pubDate=2021-09-15 23:54:17.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2021/09/16/venezuela-acusa-eua-de-querer-apropriar-se-do-crude-do-pais/253368/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_15_2093250726_venezuela-acusa-eua-de-querer-apropriar-se-do-crude-do-pais
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]