tek.sapo.pttek.sapo.pt - 15 set 17:52

Huawei Next-Image Awards 2021: concurso de fotografia começa hoje com prémios até 8.470 euros

Huawei Next-Image Awards 2021: concurso de fotografia começa hoje com prémios até 8.470 euros

O concurso de fotografia tem início hoje e conta com mais de 70 entusiastas de imagens captadas com os smartphones. ...

Hoje tem início o concurso de fotografia da Huawei, o Next-Image Awards 2021, que procura os melhores trabalhos realizados por entusiastas de fotos captadas em smartphones. Ao todo são 70 os participantes que se habilitam aos prémios tais como equipamentos da Huawei e bolsas monetárias de até 10 mil dólares (8.470 euros).

O concurso estreou-se em 2017, e segundo a fabricante já contou com mais de dois milhões de participantes. O evento realiza-se a nível mundial, mas a marca diz que este ano conta com uma edição portuguesa especial. Sob o tema “Bettle Together”, o concurso conta com 10 categorias diferentes, promovendo a criatividade dos utilizadores para a captação de fotografias e vídeo, através da lente de um smartphone.

A Huawei diz que o único requisito aos participantes é ter um smartphone da marca e submeter no seu website global as suas melhores fotografias e vídeos. Nos prémios constam 70 bolsas de dinheiro de até 8.470 euros, mas também modelos P50, considerado um dos melhores smartphones de fotografia deste ano pela DXoMark.

Para avaliar os trabalhos, o júri conta com uma equipa de especialistas em fotografia, espalhados pelo mundo, entre eles, o fotógrafo canadiano de desportos radicais Reuben Krabbe, crítica de arte do Reino Unido Karen Smith, e o produtor francês de rádio e televisão Olivier Chiabodo. Ao painel juntam-se ainda o fotógrafo vencedor de Pulitzer e fundador do Centro de Fotografia de Xangai, Liu Heung Shing, a vencedora do grande prémio dos Next-Image Awards 2020, Lin Haiyin, o professor da Escola de Jornalismo e Comunicação BNU, Yu Guoming, e o Vice-Ministro do Departamento de Marketing Estratégico do Consumidor do Huawei Consumer Business Group, Li Changzhu.

Como referido, este ano há uma versão do concurso nacional, os Prémios Huawei Next-Image 2021 Portugal, que funciona da mesma forma que o concurso global e também começa hoje, até ao dia 30 de novembro. Os interessados podem submeter os seus trabalhos na webpage oficial, ou se preferir, utilizar a aplicação My Huawei. Vão ser selecionados 30 finalistas, três por cada categoria, que depois vão representar Portugal no concurso global. Como prémio há um Huawei Watch Fit Elegant.

O júri local será composto pelos micro influenciadores da Huawei em Portugal, que vão escolher os finalistas e vencedores de cada uma das dez categorias. Os finalistas do Next Image Portugal vão ser anunciados no dia 17 de dezembro.

As categorias do concurso são:

Retrato - A fotografia de retrato conta histórias humanas, ricas e comoventes de uma forma impossível de expressar mesmo com todas as palavras do mundo. Quer seja de si próprio, de um ente querido, ou de um modelo, o utilizador Huawei pode agora submeter as suas melhores fotografias de retrato e quem sabe ser um dos grandes vencedores dos Next-Image 2021.

Monocromático - Imagens monocromáticas removem cores que distraem, ajudando o espectador a concentrar-se nos temas, texturas, formas, padrões e composições. Nesta categoria pretende-se que a técnica a preto e branco reflita a atmosfera, a originalidade e a alma da fotografia.

 Cor - Os smartphones Huawei são famosos pela sua capacidade de produzir fotografias vibrantes que transbordam vitalidade. Os concorrentes deste concurso podem, finalmente, dar a conhecer as suas verdadeiras cores, expressando-se através da fotografia de smartphones. Não interessa qual o objeto que está a ser fotografado, o que interessa são as sensações que a sua cor nos transmite.

 Captar o Momento - Este tipo de fotografia permite viver o momento, encorajando o fotógrafo a captar momentos e cenas definidoras. O participante pode, assim, criar um instantâneo que conte uma história poderosa, ou imortalize para sempre uma memória importante.

Noite - Graças ao poder da Inteligência Artificial, os smartphones da Huawei captam cenas noturnas incríveis sem a necessidade de um flash ou mesmo um tripé. Isto permite que os fotógrafos amadores deste concurso sejam criativos sob a capa da escuridão, e registem uma cena noturna para mais tarde recordar.

Telefoto - Para muitos utilizadores de smartphones, as fotografias ampliadas são, geralmente, desfocadas ou de baixa qualidade. Não é esse o caso das fotografias captadas com um smartphone Huawei, pois a sua lente teleobjetiva permitirá captar até os detalhes mais importantes e mostrar a clareza das fotografias mesmo que ampliadas.

Super Grande Angular - As lentes de grande angular permitem que os fotógrafos se aproximem o mais possível do modelo sem excluir elementos cruciais no fundo. Quem quiser participar nesta categoria dos Next-Image 2021 poderá usar os seus conhecimentos de fotografia móvel para fazer com que os espectadores se sintam como se estivessem a ver a cena com os seus próprios olhos, e não através de uma fotografia.

Super Macro - Na fotografia, como na vida, os pequenos detalhes são muitas vezes os mais importantes. Explorar diferentes temas e técnicas de macrofotografia, à medida que se mostra a capacidade da câmara para captar pequenos detalhes de perto é o objetivo desta categoria.

Criador de histórias - Gravar e produzir um vídeo de 15 minutos ou menos para expressar a sua criatividade e partilhar a sua história através de imagens em movimento é o desafio que esta categoria coloca aos participantes! Chegou a hora de assumir a cadeira do realizador e criar uma obra-prima cinematográfica para mostrar ao mundo.

Contador de histórias - Diferente das outras categorias que só permitem o carregamento de uma única fotografia, nesta categoria pode-se utilizar um grupo de fotografias (3-9 fotografias) para expressar emoções, contar uma história, registar alterações ou descobrir tendências.

NewsItem [
pubDate=2021-09-15 16:52:30.0
, url=https://tek.sapo.pt/expert/artigos/huawei-next-image-awards-2021-concurso-de-fotografia-comeca-hoje-com-premios-monetarios-ate-8-470-euros
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=891
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_15_1883591303_huawei-next-image-awards-2021-concurso-de-fotografia-comeca-hoje-com-premios-ate-8-470-euros
, topics=[huawei, tecnologia, concurso, fotografia, next-image awards 2021]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]