rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 16 set. 00:00

Apoios não têm chegado. 60% das discotecas já não vão reabrir, alerta associação

Apoios não têm chegado. 60% das discotecas já não vão reabrir, alerta associação

A Associação Nacional das Discotecas não tem expetativas para a reunião do Infarmed desta quinta-feira. À Renascença, José Gouveia diz não ter fé que os espaços noturnos reabram quando o país atingir os 85% de cidadãos com a vacinação completa.

Cerca de 60% das discotecas, encerradas há ano e meio devido às medidas sanitárias contra a pandemia, já não vão reabrir, de acordo com o presidente da Associação Nacional de Discotecas (AND), em declarações à , esta quarta-feira.

José Gouveia denuncia que este número pode ser "muito mais elevado" se os espaços noturnos continuarem a não receber os apoios prometidos pelo Estado.

"Nós tivemos apoios em fevereiro, referentes a março de 2020, já esses insuficientes. Outros apoios foram anunciados, entretanto, mas não chegaram às empresas", denuncia.

A AND considera que a indústria da noite "precisa de apoios para reabrir" e que outros serão necessários, já depois da retoma da atividade.

"Alguns estabelecimentos vão fazer um esforço suplementar junto dos seus empresários, enquanto muitos outros já não têm como. O Estado tem que apoiar pelo facto de já estarmos fechados há 18 meses e do setor necessitar de uma reabilitação e de uma readaptação", apela José Gouveia, em conversa com a .

Reabertura de bares e discotecas a meio do verão? Setor diz que vem tarde

Representante do setor diz que a reabertura "ajuda(...)

Ver mais

Questionado sobre possíveis expetativas para a reunião de especialistas no Infarmed, esta quinta-feira, o presidente da AND diz que "não entende a razão desta reunião".

"As reuniões do Infarmed dizem muito pouco ou nada, a partir do momento em que os especialista já deram luz verde duas vezes para as discotecas abrirem e António Costa insiste em mantê-las encerradas", considera.

"Para nós nada muda. Existia um plano traçado e já estamos a chegar à terceira fase e parece que o Governo vai voltar a falhar o compromisso", acrescenta.

José Gouveia diz ainda "não ter fé" que as discotecas reabram para a semana, altura em que se espera que Portugal atinja a marca dos 85% de cidadãos com a vacinação completa.

NewsItem [
pubDate=2021-09-15 23:00:00.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/09/15/apoios-nao-tem-chegado-60-das-discotecas-ja-nao-vao-reabrir-alerta-associacao/253337/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=294
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_15_1493429188_apoios-nao-tem-chegado-60-das-discotecas-ja-nao-vao-reabrir-alerta-associacao
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]