observador.ptobservador.pt - 15 set 23:46

Scholz vai dar explicações ao parlamento dias antes da votação

Scholz vai dar explicações ao parlamento dias antes da votação

Não é a primeira vez que Scholz comparece na comissão parlamentar de Finanças. O também vice-chanceler já tinha prestado declarações aos deputados, há uns meses, a propósito do caso "Wirecard".

O ministro das Finanças e candidato do Partido Social Democrata (SPD) às legislativas, Olaf Scholz, vai prestar declarações sobre lavagem de dinheiro na comissão parlamentar de Finanças, cinco dias antes das eleições na Alemanha.

A Comissão de Finanças do Bundestag (parlamento alemão) quer questionar Olaf Scholz sobre as investigações realizadas ao departamento de combate à lavagem de dinheiro do seu ministério.

A presença do ministro das Finanças no parlamento, que deverá acontecer virtualmente, foi solicitada pelos Verdes, o partido liberal FDP, e o partido A Esquerda, e está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 10h00 locais (09h00 em Lisboa), de acordo com a Agência de Notícias Alemã dpa.

Não é a primeira vez que Scholz comparece na comissão parlamentar de Finanças. O também vice-chanceler já tinha prestado declarações aos deputados, há uns meses, a propósito do caso “Wirecard”, a empresa de pagamentos eletrónicos, atualmente em insolvência, depois de esta apresentar resultados falsos sem que as Finanças o soubessem.

Olaf Scholz, o candidato sem emoção nem carisma que é o favorito a suceder a Angela Merkel

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os procuradores alemães realizaram buscas, na semana passada, nos ministérios das Finanças e da Justiça. As operações foram feitas no âmbito de uma investigação à agência do Governo de combate ao branqueamento de capitais.

A investigação à unidade de informações financeiras (FIU), uma agência do Ministério das Finanças, liderado pelo social-democrata candidato à chancelaria alemã Olaf Scholz, destina-se a averiguar se a unidade recebeu instruções para ignorar os avisos de bancos sobre pagamentos suspeitos a África.

O SPD lidera as mais recentes sondagens com 25% das intenções de voto. As eleições legislativas na Alemanha estão marcadas para 26 de Setembro.

Leia também: Leia também: Leia também: Leia também:
NewsItem [
pubDate=2021-09-15 22:46:42.0
, url=https://observador.pt/2021/09/15/scholz-vai-dar-explicacoes-ao-parlamento-dias-antes-da-votacao/
, host=observador.pt
, wordCount=376
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_15_1051207513_scholz-vai-dar-explicacoes-ao-parlamento-dias-antes-da-votacao
, topics=[inquérito, eleições, alemanha, eleições na alemanha]
, sections=[]
, score=0.000000]