sol.sapo.ptCarla Magalhães - 14 set 23:04

A (de) formação de um país!

A (de) formação de um país!

Se não valorizarmos e apostarmos na formação ao longo da vida, como podemos evitar a deformação de um país que precisa urgentemente de recuperar, crescer, inovar e reinventar-se em muitos setores e contextos?

Por Carla Magalhães - Diretora da Licenciatura em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Lusófona do Porto e Diretora da Unidade de Formação Avançada ao Longo da Vida - LUFAV.ULP 

Numa altura em que tanto se fala em formação ao longo da vida e na importância que a mesma tem para a (re)qualificação dos recursos humanos – o que é amplamente referido no Plano de Recuperação e Resiliência – surgem notícias, veiculadas por órgãos de comunicação social, que informam que um grande número de empresas, não só não está a cumprir com as suas obrigações legais ao nível da formação profissional (40 horas anuais de formação por trabalhador), como também não é penalizada por tal comportamento, não pagando as coimas que estão associadas a esse incumprimento, que têm por base uma contraordenação grave e que devem ser aferidas consoante o volume de negócios da empresa.

Ora, a ser verdade que a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) tem recebido inúmeras denúncias anónimas que atestam esta realidade, não caberá ao Estado cumprir, de forma mais efetiva, com a sua função de fiscalização e controlo nesta matéria? Note-se que o poder legislativo de nada ou pouco serve, se os poderes executivo e judiciário não forem efetivos na sua aplicação.

Mas, na verdade, esta é apenas a ponta do iceberg, pois as organizações não podem nem devem escudar-se nesta falta de capacidade da tutela, mas sim chamar até si as suas responsabilidades sociais, que passam, acima de tudo, pela sustentabilidade dos seus ativos, a qual só é garantida se os mesmos acompanharem a evolução do mercado, ao nível das competências requeridas e antecipadas, numa lógica de reskilling e upskilling. A formação não é a resposta para todos os problemas, mas certamente que faz parte da solução!
 

NewsItem [
pubDate=2021-09-14 22:04:00.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/746371/a-de-formacao-de-um-pais-
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=293
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_09_14_877609823_a-de-formacao-de-um-pais
, topics=[opinião, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]