visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 5 ago. 13:51

Exame Informática | NASA avança na construção do avião X-59 Quiet Supersonic

Exame Informática | NASA avança na construção do avião X-59 Quiet Supersonic

Agência espacial norte-americana anuncia está mais perto de conseguir o protótipo para um avião comercial supersónico mais silencioso

O QueSST é um avião que vai ser capaz de transportar passageiros e quebrar a barreira do som, de uma forma mais silenciosa do que até agora. A NASA já fez algumas experiências neste domínio e anuncia agora que juntou vários módulos chegando perto da forma final que o avião vai ter. O juntar destas peças todas pela primeira vez é um marco importante no processo de desenvolvimento e construção, anunciou Jay Brandon, engenheiro-chefe da NASA.

O avião vai ser capaz de atingir os 965 km/h e voar sem produzir um ‘boom’ audível para todos em terra. A agência pretende trabalhar com as comunidades por onde vai realizar os voos experimentais para recolher e reportar os dados sobre o ruído produzido. O objetivo é que a utilização seja o mais silenciosa possível de forma a não incomodar quem está por baixo dos corredores aéreos.

Esta informação, explica o Slashgear, pode vir a ser usada para reverter ou alterar as regras que impedem os voos supersónicos de passageiros, o que permitiria cortar para metade o tempo de deslocação em alguns percursos.

A assemblagem destes módulos foi feita com várias soluções avançadas, incluindo um sistema de projeções de laser para assegurar um melhor encaixe.

Ainda não há perspetivas de quando é que este avião possa cruzar os céus.

NewsItem [
pubDate=2021-08-05 14:51:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-08-05-nasa-avanca-na-construcao-do-aviao-x-59-quiet-supersonic/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=213
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_05_790361316_exame-informatica-nasa-avanca-na-construcao-do-aviao-x-59-quiet-supersonic
, topics=[teste, tecnologia, nasa, x-95, supersónico, mercados, avião, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]