pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 5 ago. 14:00

iOS 15 remove automaticamente o reflexo da lente nas fotografias

iOS 15 remove automaticamente o reflexo da lente nas fotografias

O iOS 15 poderá trazer na versão final uma nova funcionalidade para a app Fotografia. Foi detetada na beta 4 a remoção automática do reflexo.

O flare (ou lens flare) é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Este defeito causa certas manchas de luz, uns pontos verdes e reflexos em formas circulares ou hexagonais. Apesar de ser um defeito, os fotógrafos começaram a aproveitar essa imperfeição a seu favor, como uma espécie de efeito. No entanto, a fotografia fica melhor se não existir esse flare. No iOS 15, de forma automática, a imagem será limpa dessa imperfeição.

Esta novidade já apareceu no iOS 15 beta 4, mas tinha passado despercebida.

Apple afina ainda mais a fotografia no iOS 15

Quando usamos o iPhone para captar imagens contra a luz do Sol, por vezes essa luminosidade reflete na lente da câmara do dispositivo causando umas manchas, ou um ponto verde intrusivo. Estes fenómenos são chamados de lens flare e não é possível eliminá-los sem alguma habilidade de pós-produção.

Para que este "defeito" não seja uma mancha na fotografia, os fotógrafos profissionais começaram a usar esta imperfeição a seu favor, tornando este reflexo numa espécie de efeito que eles ajustavam no sítio mais conveniente.

Em modo geral, é algo que está presente nas imagens e que não deixa de ser intrusivo.

iOS 15 terá remoção automática do reflexo nas lentes

Depois de vários dias com a versão beta 4 disponível, alguns utilizadores deram conta que algo tinha melhorado neste capítulo. As férias são sempre uma excelente altura para testar estas novidades fotográficas.

O iOS 15 irá remover automaticamente o reflexo da lente quando as imagens forem processadas pelo software.

Um utilizador do Reddit disse que tirou uma foto e notou o flare, mas quando foi ver a imagem guardada, o flare havia desaparecido. Portanto, entre a captação e o guardar, o software atuou para remover este defeito na imagem.

Portanto, percebi algo que não vi relatado em nenhum outro lugar; enquanto saía de casa, tirei esta foto e pensei que estava arruinada, a precisar de ser editada mais tarde, devido ao reflexo da lente (como já fiz várias vezes em fotos anteriores com o iPhone 12 Pro, pois é propenso a reflexos da lente).

No entanto, cheguei a casa e notei que o reflexo da lente desapareceu automaticamente da foto original, apesar de estar obviamente lá na foto ao vivo, o que significa que o pós-processamento automático ficou inteligente o suficiente para remover agora os reflexos da lente!

O exemplo deixado seguramente ilustra como poderemos ter imagens sem a imperfeição do reflexo na lente da câmara:

Não se sabe se será uma "novidade" que a Apple estará a aperfeiçoar para apresentar como um recurso final da app Fotografia, ou se será penas um teste para experimentar a reação dos "beta testers".

Seja como for, é sempre interessante a fotografia ser mais fiel ao que os olhos veem sem os defeitos que o material impõe ao resultado final.

NewsItem [
pubDate=2021-08-05 15:00:48.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/ios-15-remove-automaticamente-o-reflexo-da-lente-nas-fotografias/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=468
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_05_2014954603_ios-15-remove-automaticamente-o-reflexo-da-lente-nas-fotografias
, topics=[flare, apple, tecnologia, ios 15, ios, fotografia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]