www.jn.ptjn.pt - 5 ago. 14:55

Programa das festas d'Agonia começa sábado com Feira de Artesanato

Programa das festas d'Agonia começa sábado com Feira de Artesanato

O programa das festas ​​​​​​​d'Agonia deste ano, ainda condicionado pela pandemia, começa no sábado com a abertura de uma feira de artesanato no Jardim Público de Viana do Castelo.

Quarenta e três artesãos do concelho vão à centenária iniciativa que não se realizou em 2020.

A abertura da feira será às 16 horas e, da parte da manhã, será inaugurada uma exposição dos cartazes concorrentes ao "Cartaz Oficial da Romaria da Senhora d"Agonia 2021", nos antigos paços do concelho. O momento terá transmissão em direto nas redes sociais.

Segundo comunicado divulgado pela Comissão de Festas, no Jardim Público, estará patente ainda uma exposição de rua, fotográfica e documental sobre as "Memórias da Romaria d"Agonia", que "conta a história e evolução, mostrando ainda os seus mais emblemáticos momentos, que através de "QR Codes" e telemóveis permite viajar ao longo das várias décadas" da festa.

Ainda no sábado, pelas 10 horas, a abre ao público um Posto de Informação dedicado à Romaria, instalado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República.

O programa das festas incluirá, este ano, apesar da pandemia, números tradicionais com público no Centro Cultural da cidade, como concertos, Festa do Traje, Festival de Folclore e também celebrações eucarísticas no santuário da Senhora d'Agonia.

A restante programação, como a Procissão ao Mar e o Desfile da Mordomia, que costuma juntar nas ruas de Viana cerca de meio milhar de mulheres trajadas, decorrerá online.

PUB
NewsItem [
pubDate=2021-08-05 15:55:00.0
, url=https://www.jn.pt/local/noticias/viana-do-castelo/viana-do-castelo/programa-das-festas-dagonia-comeca-sabado-com-feira-de-artesanato-14009369.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=205
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_05_1938289622_programa-das-festas-d-agonia-comeca-sabado-com-feira-de-artesanato
, topics=[viana do castelo, romaria d?agonia, romaria d’agonia, concelho viana do castelo, local]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]