jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 5 ago. 11:06

Mais cinco seguranças acusados no caso da morte de Ihor Homenyuk (com áudio)

Mais cinco seguranças acusados no caso da morte de Ihor Homenyuk (com áudio)

Um processo autónomo e paralelo culminou na acusação a cinco seguranças do espaço do SEF no Aeroporto de Lisboa por terem omitido auxílio ao cidadão ucraniano que morreu naquelas instalações em março do ano passado.

Há mais cinco arguidos no caso da morte de Ihor Homenyuk, o cidadão ucraniano que morreu nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Aeroporto de Lisboa a 12 de março de 2020. Segundo uma notícia do “Público” desta quinta-feira, cinco seguranças da empresa Prestibel terão sido acusados de omissão de auxílio, depois de terem sido condenados os três inspetores acusados pela morte do ucraniano.

Estas acusações resultam de um processo paralelo, detalha o Público, em que foram investigadas possíveis ofensas à integridade física e omissões de auxílio por parte dos seguranças daquele espaço do SEF no aeroporto. De resto, esta havia sido um pedido recorrente da defesa dos inspetores acusados, que alegavam que não deveriam ser apenas os três a sentar-se no banco dos réus.

Assim, e dado que a morte de Ihor Hemnyuk foi causada por uma asfixia mecânica lenta decorrente da constrição do tórax, uma situação consistente com as mais de 15 horas em que a vítima esteve algemada, o Ministério Público avançou com a acusação de mais cinco indivíduos presentes no local naquele dia, num processo que está ainda longe de terminado.

NewsItem [
pubDate=2021-08-05 12:06:19.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/mais-cinco-segurancas-acusados-no-caso-da-morte-de-ihor-homenyuk-770716
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=188
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_05_1729383380_mais-cinco-segurancas-acusados-no-caso-da-morte-de-ihor-homenyuk
, topics=[multimédia, podcasts, sociedade, economia]
, sections=[economia, sociedade]
, score=0.000000]