www.publico.ptpublico@publico.pt - 2 ago. 18:42

A Comissão Parlamentar de Inquérito NB vista por dentro - da trincheira à reviravolta

A Comissão Parlamentar de Inquérito NB vista por dentro - da trincheira à reviravolta

Foi um caminho longo, duro e desafiante. Mas globalmente positivo. Sobretudo para o país, se as recomendações e conclusões forem tidas em conta e levadas à prática. Mais um contributo, mais uma prova superada.

A Comissão de Inquérito terminou com o estrondo mediático que não teve no início. Mas também é natural: houve acusações de “fraude política” e “partidarite”, proclamações de cisões, acusações por parte do PS de existência de aliança entre BE e PSD - o que obrigou mesmo a deputada do Bloco a desferir intervenções inflamadas, e terminando com um relator que acabou por não assumir a redação e o PS a votar contra um relatório cujo relator era um deputado seu. Um final onde houve de tudo e onde só a título de exemplo, expressões como “se o ridículo matasse” ou “caiu a máscara” foram usadas em crescendo nos últimos dois dias da Comissão, levando mesmo o deputado do PCP a recordar a expressão popular “zangam-se as comadres…” e o deputado liberal a referir-se a “birras entre namorados”. Mas o que aconteceu de facto?

NewsItem [
pubDate=2021-08-02 19:42:41.0
, url=https://www.publico.pt/2021/08/02/opiniao/opiniao/comissao-parlamentar-inquerito-nb-vista-dentro-trincheira-reviravolta-1972798
, host=www.publico.pt
, wordCount=144
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_02_619078966_a-comissao-parlamentar-de-inquerito-nb-vista-por-dentro--da-trincheira-a-reviravolta
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]