observador.ptobservador.pt - 2 ago. 22:46

Municípios podem concorrer a financiamento para Lojas do Cidadão a partir de setembro

Municípios podem concorrer a financiamento para Lojas do Cidadão a partir de setembro

"As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito do PRR terão de cumprir um prazo máximo de abertura até 31 de dezembro de 2022 e não se podem localizar num concelho onde já exista outra Loja de Cidadão".

Os municípios vão poder submeter a partir de 1 de setembro candidaturas para a abertura de Lojas do Cidadão, de forma a beneficiar de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta segunda-feira o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Modernização e da Administração Pública dá conta do lançamento do primeiro aviso dirigido aos municípios, explicando que estes dispõem de um mês para preparar a candidatura, que poderá ser submetida “online” entre 1 de setembro e 29 de outubro.

“As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito do PRR terão de cumprir um prazo máximo de abertura até 31 de dezembro de 2022 e não se podem localizar num concelho onde já exista outra Loja de Cidadão”, é ressalvado na nota.

A tutela explica que os apoios financeiros que venham a ser atribuídos “serão comunicados pela Agência para a Modernização Administrativa [AMA], no prazo de 30 dias úteis a contar da data final para apresentação das candidaturas”.

Governo lança “em breve” avisos para autarquias construírem novas Lojas de Cidadão

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A abertura de novas Lojas será priorizada de acordo com maturidade do projeto e dependerá sempre do interesse manifestado pelas respetivas autarquias, responsáveis pela instalação destes serviços. O objetivo é promover a expansão da rede de Lojas de Cidadão, assegurando a presença em grande parte dos municípios do país”, refere o Governo.

Na nota é ainda acrescentado que “são elegíveis os municípios que tenham a sua situação tributária e contributiva regularizada perante a Administração Fiscal e a Segurança Social, que não estejam em incumprimento no que respeita às reposições dos financiamentos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e que preencham as condições especificas de acesso para este aviso”.

As operações poderão obter 100% de financiamento até ao limite máximo de 900 mil euros (IVA não incluído). Ao abrigo do PRR, está previsto o lançamento de mais dois avisos para o financiamento da instalação de novas Lojas do Cidadão pelos municípios, até ao final de 2022. O Governo estima que até 2025 possam abrir 20 novas Lojas do Cidadão.

NewsItem [
pubDate=2021-08-02 23:46:38.0
, url=https://observador.pt/2021/08/02/municipios-podem-concorrer-a-financiamento-para-lojas-do-cidadao-a-partir-de-setembro/
, host=observador.pt
, wordCount=341
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_02_405985139_municipios-podem-concorrer-a-financiamento-para-lojas-do-cidadao-a-partir-de-setembro
, topics=[fundos comunitários, municípios, pandemia, serviços públicos, coronavírus]
, sections=[]
, score=0.000000]