visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 2 ago. 17:03

Exame Informática | Jeff Bezos perde na luta pelo contrato lunar da NASA

Exame Informática | Jeff Bezos perde na luta pelo contrato lunar da NASA

NASA rejeita o protesto apresentado pela Blue Origin para desenvolver sonda lunar

O Gabinete Governamental de Contabilidade dos EUA (GAO no acrónimo em inglês) rejeitou a última tentativa de Jeff Bezos para que a Blue Origin participasse no contrato de construção de um sistema que permitirá voltar a colocar pessoas na Lua. A agência espacial americana só podia conceder um contrato a uma empresa e selecionou a SpaceX. A ‘nega’ à mais recente proposta de Bezos foi conhecida na passada sexta-feira.

“O GAO primeiro concluiu que a NASA não violou a lei ou regulamento de aquisições quando decidiu atribuir apenas um contrato”, disse Kenneth E. Patton, conselheiro geral de legislação de aquisições do GAO, em comunicado. “O anúncio da NASA previa que o número de contratos que a agência faria estava sujeito ao montante de financiamento disponível para o programa. Além disso, o anúncio reservou o direito de se atribuírem vários contratos, um único contrato ou nenhum contrato”, acrescentou em resposta aos protestos apresentados pela Blue Origin.  

De recordar que, em abril deste ano, a NASA atribuiu à SpaceX, de Elon Musk um contrato de 2,9 mil milhões de dólares – cerca de 2,4 mil milhões de euros ao câmbio atual – para o desenvolvimento de uma sonda lunar tripulada como parte do programa Artemis. A publicação Digital Trends lembra que a decisão já tinha sido, na época, contestada pela empresa de Bezos, a Blue Origin. Nesta linha de pensamento, a Blue Origin apresentou um protesto ao GAO, argumentando que a NASA não tinha avaliado as três propostas – da Blue Origin, SpaceX e Dynetics – de forma justa.

O fundador da Amazon enviou mais recentemente, a 26 de julho de 2021, uma carta aberta a Bil Nelson, responsável da NASA, na qual se comprometia a oferecer um financiamento de 2 mil milhões de dólares – cerca de 1,7 mil milhões de euros – para que a Blue Origin participasse no programa Artemis. “Penso que esta missão é importante. Fico honrado em oferecer estas contribuições e estou agradecido por estar numa posição financeira para fazê-lo. A NASA mudou a sua estratégia original de atribuição de dois contratos devido a problemas orçamentais de curto prazo e esta oferta remove esse obstáculo”, lia-se na carta aberta assinada por Jeff Bezos, que viu este esforço ser rejeitado.

Para saber mais
NewsItem [
pubDate=2021-08-02 18:03:47.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-08-02-jeff-bezos-perde-na-luta-pelo-contrato-lunar-da-nasa/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=391
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_02_2117385357_exame-informatica-jeff-bezos-perde-na-luta-pelo-contrato-lunar-da-nasa
, topics=[tecnologia, blue origin, nasa, notícias, spacex, jeff bezos, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]