www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 2 ago. 14:42

Zoom aceita pagar 85 milhões de dólares para pôr fim a ação popular por violação de privacidade

Zoom aceita pagar 85 milhões de dólares para pôr fim a ação popular por violação de privacidade

A plataforma de videoconferência aceitou pagar 85 milhões de dólares na sequência de uma ação popular em que a tecnológica era acusada de violar a privacidade dos utilizadores.
A Zoom aceitou pagar 85 milhões de dólares (71,54 milhões de euros) no âmbito de uma ação popular movida por utilizadores contra a empresa. A empresa aceitou não só pagar este montante total mas também reforçar as suas práticas de segurança.

No ano passado, quando a empresa viu o número de utilizadores aumentar significativamente no primeiro confinamento, a segurança da plataforma foi questionada. Nesta ação, a Zoom foi acusada de estar a violar a privacidade dos utilizadores, uma vez que terá partilhado dados pessoais com Facebook, LinkedIn ou a Google, e ainda de deixar outras pessoas infiltrarem-se em reuniões alheias, um fenómeno que ficou conhecido como "zoombombing".

Uma vez que a plataforma Zoom foi utilizada em diversas áreas, do mundo corporativo até ao ensino, o acesso de utilizadores indevidos a várias reuniões deixou à vista as fragilidades de segurança da Zoom. Na altura, a empresa anunciou um de 90 dias para fazer alterações significativas à segurança da plataforma.

Ao aceitar pagar os 85 milhões de dólares, neste acordo preliminar que foi feito na tarde deste domingo, dia 1 de agosto, os utilizadores inscritos nesta ação poderá receber diferentes montantes. Segundo a Reuters, alguns utilizadores poderão receber um reembolso de 15% da sua subscrição ou 25 dólares, dependendo de qual seja o maior valor. Outros utilizadores poderão receber até 15 dólares de compensação.

Parte dos 85 milhões será também utilizada para o pagamento das despesas judiciais e os honorários dos advogados.
NewsItem [
pubDate=2021-08-02 15:42:27.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/zoom-aceita-pagar-85-milhoes-de-dolares-para-por-fim-a-acao-popular-por-violacao-de-privacidade
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=236
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_02_1905133366_zoom-aceita-pagar-85-milhoes-de-dolares-para-por-fim-a-acao-popular-por-violacao-de-privacidade
, topics=[tecnologias]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]