rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 ago. 18:56

Grécia enfrenta pior vaga de calor dos últimos 30 anos

Grécia enfrenta pior vaga de calor dos últimos 30 anos

A Grécia tem vindo a sofrer uma onda de calor desde quinta-feira passada, que deverá atingir o pico entre segunda-feira e na terça-feira, com temperaturas de 45 graus Celsius em algumas regiões.

A Grécia está a ser atingida pela "pior vaga de calor” desde há mais de 30 anos, alertou esta segunda-feira o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que apelou para que a população limite o consumo de energia elétrica.

"Estamos perante a pior vaga de calor ," que está a causar "uma sobrecarga na rede elétrica", disse Mitsotakis após uma reunião com funcionários do operador grego de distribuição de eletricidade, Admie.

A Grécia tem vindo a sofrer uma onda de calor desde quinta-feira passada, que deverá atingir o pico entre segunda-feira e na terça-feira, , de acordo com as previsões meteorológicas.

O país foi atingido por uma onda de calor semelhante em julho de 1987, que afetou principalmente Atenas e matou mais de mil pessoas, devido à falta de ar condicionado e à poluição atmosférica.

Kyriakos Mitsotakis disse que as autoridades estão "a fazer todos os possíveis para lidar com a situação" e pediu aos utilizadores da rede elétrica que limitem o consumo de energia, "especialmente no início da tarde e durante a noite".

O serviço meteorológico grego prevê temperaturas de para segunda-feira e terça-feira, com máximas de 44º a 45º no Peloponeso e Tessália.

Em Atenas, a previsão para esta segunda-feira é de 43º de máxima e de 31º de mínima.

Vários incêndios deflagraram na Grécia no fim de semana, sem causar quaisquer baixas, especialmente na ilha de Rodes e no noroeste do Peloponeso.

Estes incêndios estavam "em recess��o", mas os bombeiros ainda estavam a tentar controlá-los, esta segunda-feira.

"Em julho, ", disse o vice-ministro da Proteção Civil, Nikos Hardalias, às televisões gregas, citado pela agência France-Presse.

Hardalias considerou que já não se está a “falar de alterações climáticas, mas sim de ameaças climáticas".

"", acrescentou.

Os cientistas afirmam que as ondas de calor são um marcador inequívoco do aquecimento global e que se vão tornar mais frequentes, mais longas e mais intensas.

NewsItem [
pubDate=2021-08-02 19:56:23.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2021/08/02/grecia-enfrenta-pior-vaga-de-calor-dos-ultimos-30-anos/248334/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=300
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_02_1324061506_grecia-enfrenta-pior-vaga-de-calor-dos-ultimos-30-anos
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]