jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 2 ago. 18:49

CEO da Beyond Meat defende imposto sobre a carne de origem animal

CEO da Beyond Meat defende imposto sobre a carne de origem animal

Em entrevista à "BBC", Eric Brown argumenta que uma tributação sobre o sector que produz carne à base de animais poderia reforçar o investimento no sector da alimentação de origem vegetal.

O fundador da multinacional de produção de carne à base de plantas defendeu a criação de um imposto sobre atividades que criam efeitos colaterais adversos para a sociedade e o ambiente, entre eles, o consumo de carne animal.

Em entrevista à “BBC”, divulgada esta segunda-feira, Ethan Brown argumenta que tributar o consumo de carne poderá ajudar os mercados emergentes a investir na proteína vegetal, numa altura em que cada vez mais os consumidores escolhem por opções mais sustentáveis.

Segundo o CEO, 93% das pessoas que compram o hambúrguer Beyond Meat no supermercado, também compram produtos à base de proteína animal, ou seja, isto significa que os consumidores da marca não são exclusivamente vegetarianos e procuram por alternativas que reduzam o impacto na saúde ou no meio ambiente.

Os produtos da Beyond Meat são feitos com ingredientes como ervilhas e feijões, que são coloridos com substâncias como sumo de beterraba ou extrato de maçã para que se assemelhem à cor da carne.

O custo, assim como o sabor e a textura são, de acordo com Brown, os três elementos que a multinacional precisa de acertar, uma vez que a carne vegetal pode ser muito mais cara do que a carne animal.

Um inquérito conduzido pelo Citi Bank, que contou com a participação de mais de três mil consumidores norte-americanos, aponta que 32% das inquiridos desistiram da carne de origem vegetal devido ao seu preço, argumentando ser muito cara. Ainda que a percentagem continue a ser expressiva, é uma melhoria quando comparado com os resultados do mesmo inquérito realizado em 2020, altura em que 38% dos consumidores admitia desistir da compra deste produto pelo mesmo motivo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a indústria da pecuária é responsável por cerca de 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, um fator que, para Eric Brown se fosse cortado, ajudaria no combate às alterações climáticas. “A carne de origem vegetal tem uma contribuição importante a dar”, acrescenta ao jornal britânico.

Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que analisou o processo de fabrico da carne vegetal da Beyond Meat e a carne de origem animal, concluiu que o hambúrguer vegetariano usa 99% menos água do que um hambúrguer de proteína animal, emite 90% menos missões no processo de produção do que um hambúrguer de proteína animal e usa 93% menos terra e cerca de metade da energia. Face a estes resultados, Brown considera que os benefícios ambientais são importantes, “especialmente para esta geração mais jovem” já que serão “eles que terão que viver neste ambiente” no futuro.

NewsItem [
pubDate=2021-08-02 19:49:47.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ceo-da-beyond-meat-defende-imposto-sobre-a-carne-de-origem-animal-769727
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=426
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_02_1043703149_ceo-da-beyond-meat-defende-imposto-sobre-a-carne-de-origem-animal
, topics=[mundo, empresas, economia, sustentabilidade]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]