visao.sapo.ptluisdelgado - 1 ago. 20:04

Visão | O voo de Patrícia

Visão | O voo de Patrícia

Naquele estádio, que se teria levantado para aplaudir, Patrícia não precisou de asas para saltar mais de 15 metros. Se as tivesse, as asas, ainda estaria a voar. Pelas leis da aerodinâmica

Aquilo, em Tóquio2020, não foi um triplo salto. Foi um voo. Foi um salto para a glória. Um triplo para os 15 metros. Patrícia Mamona, 32 anos, senhora de dois cursos superiores, Medicina e Engenharia Biomédica, atleta nacional de alta competição, arrancou a Medalha de Prata no estádio Olímpico. O que impressiona não é só o voo final, é a combinação perfeita entre grande velocidade, extraordinária capacidade de impulso, nos dois primeiros saltos, e depois o arranque para o espaço. São 15 metros que deixam Portugal feliz.

Patrícia Mamona não é uma atleta olímpica, é um avião. Um jato. Um foguete. Um míssil. Nela, e na impressionante atleta da Venezuela, que ganhou a medalha de ouro, combinam-se, com rácios positivos, as quatro forças que fazem um avião voar: a velocidade de arranque (a força dos motores) é maior do que a resistência do ar, e o poder de elevação supera o peso da atleta.

. Mas voou e aterrou. É um espanto. Ver o salto em câmara lenta é ainda mais impressionante. A expressão facial, a determinação do esforço, os dois toques na pista, e a postura corporal, com as mãos a tocar nos pés, no voo final. Aquilo não foi um salto. Aquilo foi uma façanha. Uma proeza. Uma conquista.

Será que ela não poderia correr, também, os 100 metros? A velocidade que impõe até à rotação (v1), quando descola, é de uma sprinter de muito curta distância. Não sei quantos metros percorre antes de se lançar, mas é vertiginoso. São escassos segundos. Nem um avião descola tão rapidamente. Patrícia Mamona não é só medalha de Prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, é um orgulho nacional. Como foi Jorge Fonseca no Judo, medalha de Bronze, mas que só descansará quanto chegar ao Ouro olímpico, porque mundial já o tem. Isto faz-nos bem. Coletivamente. Como Nação.

Para saber mais

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

NewsItem [
pubDate=2021-08-01 21:04:43.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/linhas-direitas/2021-08-01-o-voo-de-patricia/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=353
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_08_01_1298588060_visao-o-voo-de-patricia
, topics=[opinião, linhas direitas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]