www.jn.ptjn.pt - 23 jul 01:00

″Há mais vida para além da pandemia″

″Há mais vida para além da pandemia″

Cito Marcelo Rebelo de Sousa quando, há uns dias, na cerimónia de apresentação de cumprimentos aos atletas olímpicos portugueses, sublinhou a necessidade de projetar o futuro do país, preparando o ciclo pós-pandemia.

A verdade é que nas últimas semanas temos vivido numa espécie de montanha-russa pandémica, entre uma sucessão de decisões e acontecimentos verdadeiramente inexplicáveis no que à gestão das medidas de confinamento diz respeito.

A gestão política da crise sanitária parece assentar numa lógica meramente reativa, de "fuga em frente": se há variação positiva do número de casos de infeção, as autoridades limitam-se a disparar medidas em catadupa, privilegiando a forma em detrimento da eficácia e da assertividade. Os portugueses acordam todos os dias sem saberem exatamente com o que podem contar: com que limitações se vão deparar quando se dirigirem a um restaurante, que limitações enfrentarão ao planear as suas férias, ou simplesmente se poderão, ou não, circular livremente durante o fim de semana.

Impõe-se, por isso, que a comunicação entre as autoridades de saúde e os portugueses seja transparente e assertiva. A retoma económica não acontecerá com decisões titubeantes e contraditórias, que mais não fazem do que dificultar o funcionamento das empresas, e que em nada contribuem para o decréscimo do número de casos de infeção.

Perante o quadro atual, a prioridade do Governo deve incidir na implementação de medidas simples e inteligíveis que permitam às empresas e às famílias retomar progressivamente alguma normalidade.

É fundamental reforçar os meios de capitalização das empresas através do lançamento de linhas de financiamento subordinadas à covid-19, acompanhadas de um pacote de desagravamento fiscal ambicioso. As empresas exasperam por liquidez para poderem fazer face aos inúmeros compromissos que têm em mãos: o pagamento de salários, a fornecedores, os encargos sociais. Urge ainda a plena ativação do Banco de Fomento e a garantia de uma gestão rigorosa dos fundos comunitários que serão disponibilizados através do PRR.

*Gestor

PUB
NewsItem [
pubDate=2021-07-23 00:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/ha-mais-vida-para-alem-da-pandemia-13966057.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=279
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_23_771026419_-ha-mais-vida-para-alem-da-pandemia
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]