www.dn.ptdn.pt - 22 jul 19:50

Governo dá luz verde a proposta para limitar margens nos combustíveis

Governo dá luz verde a proposta para limitar margens nos combustíveis

Um estudo da entidade que gere as reservas dos produtos petrolíferos revelou que as margens praticadas pelos comercializadores aumentaram durante a pandemia. Governo quer travar subidas, tendo em Conselho de Ministros aprovado proposta de lei que seguirá para o Parlamento.

Governo aprovou no encontro do Conselho de Ministros uma proposta que visa dar uma ferramenta para travar a subida das margens dos combustíveis e botijas de gás. "Foi aprovada uma proposta de lei, que seguirá para a Assembleia da República, que tem como objetivos dar ao governo uma ferramenta para quando, comprovadamente, as margens na venda dos combustíveis e botijas de gás forem inusitadamente altas e sem justificação, poder, por portaria, limitar essas mesmas margens", disse o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, após o Conselho de Ministros.

O governante explicou ainda que trata-se de uma proposta de lei que se for aprovada permite ao "Governo, ouvindo sempre a ERSE e a Autoridade da Concorrência, por portaria, sempre por períodos limitados no tempo, fixar administrativamente a margem máxima para a venda dos combustíveis". O ministro acredita que este travão às margens pode durar um ou, no máximo, dois meses.

A iniciativa ainda vai passar pelo crivo da Assembleia da República "por ser muito provavelmente uma matéria da competência da Assembleia da República e existem propostas diferentes destas e que merecem ser discutidas em conjunto", explicou Matos Fernandes, acrescentando que "tem como objetivo dar ao governo uma ferramenta para, quando comprovadamente, as margens na venda dos combustíveis e também nas botijas de gás forem inusitadamente altas e sem justificação poder, por portaria limitar essas mesmas margens".

Leia o artigo completo no Dinheiro Vivo

NewsItem [
pubDate=2021-07-22 18:50:00.0
, url=https://www.dn.pt/dinheiro/governo-aprova-diploma-para-limitar-margens-na-comercializacao-de-combustiveis--13965326.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=228
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_22_27349926_governo-aprova-diploma-para-limitar-margens-na-comercializacao-de-combustiveis
, topics=[dinheiro, economia, combustíveis]
, sections=[economia]
, score=0.000000]