visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 jul 16:58

Exame Informática | Vivid: App para comprar ações e criptomoedas sem custos chega a Portugal

Exame Informática | Vivid: App para comprar ações e criptomoedas sem custos chega a Portugal

Plataforma também permite comprar apenas frações de ações, fazer transferências de dinheiro sem comissões e ainda funciona ainda como um banco digital. Startup alemã responsável pela app recebeu recentemente um financiamento de 60 milhões de euros para ajudar na expansão no mercado europeu

Há uma nova aplicação financeira à disposição dos portugueses: a Vivid, que entrou no mercado português esta quarta-feira. Vem com o objetivo de conquistar os utilizadores que não querem ter o dinheiro parado e a perder valor. A componente de investimento – é possível comprar e vender ações, investir em fundos de investimento cotados em bolsa que acompanham o desempenho de um índice de referência (ETF) ou em mais de 50 criptomoedas, tudo sem comissões associadas – é a grande aposta da empresa.

Mas a Vivid, que tem sede na Alemanha, quer ser mais do que uma versão europeia da popular aplicação americana de investimento Robinhood ou uma rival da Etoro. Quer ser uma mistura de vários serviços financeiros digitais: também é um banco digital, com garantia de depósitos até 100 mil euros, graças a uma parceria com a Solarisbank; permite fazer transferências de dinheiro para familiares e amigos sem custos, tal como a PayPal ou MBWay; e ainda permite associar a conta a plataformas de pagamento por smartphone, como o Android Pay e o Apple Pay.

“Tivemos bastante sucesso com a expansão para diferentes mercados e estamos muito orgulhosos do que conseguimos atingir. Esperamos o mesmo interesse aqui em Portugal”, explica Alexander Emeshev, cofundador da Vivid Money, em entrevista à Exame Informática.

Mas os destaques da Vivid enquanto aplicação financeira não ficam por aqui. A app permite que os utilizadores possam fazer os chamados investimentos fracionados, ou seja, comprar uma parte de uma ação e não a ação completa, o que possibilita a realização de investimentos com montantes mais baixos. E além de disponibilizar ações de empresas americanas e europeias, a tecnológica confirmou à Exame Informática que também vai ter disponíveis para negociação ações de empresas portuguesas: Semapa, F. Ramada, Sonae, CTT Correios de Portugal, Mota Engil e Teixeira Duarte.

De sublinhar que apesar da negociação de ações ser gratuita, a compra de ações norte-americanas implica a conversão de euros em dólares, pelo que será cobrada uma taxa relacionada com o câmbio. Já a funcionalidade de investimento fracionado é garantida por via da empresa Equity AG, que está registada como operador europeu na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Realtivamente às criptomoedas e tokens digitais, existem mais de 50 opções de compra e negociação na Vivid, incluindo alguns dos nomes mais populares, casos da Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Algorand, BAT, Cardano, Chainlink, EOS e Litecoin.

A app, que está disponível para Android e iOS, também permite que através do cartão Vivid fornecido aquando da abertura de uma conta, o utilizador possa beneficiar de programas de retorno de dinheiro (cashback), que permite ganhar até 150 euros por mês – dinheiro que apesar de ser creditado numa carteira de investimento, para negociação de ações, também pode ser levantado pelo utilizador. A empresa não confirmou que parceiros terá em Portugal para o programa de cashback.

NewsItem [
pubDate=2021-07-22 15:58:08.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-07-22-vivid-app-para-comprar-acoes-e-criptomoedas-sem-custos-chega-a-portugal/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=470
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_22_1990867193_exame-informatica-vivid-app-para-comprar-acoes-e-criptomoedas-sem-custos-chega-a-portugal
, topics=[tecnologia, criptomoeda, vivid, mercados, internet, exame informática, apps]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]