eco.sapo.pteco.sapo.pt - 22 jul 18:31

Gonçalo de Sampaio reeleito presidente do grupo português da AIPPI

Gonçalo de Sampaio reeleito presidente do grupo português da AIPPI

Gonçalo de Sampaio, Sócio da J.E. Dias Costa, foi reeleito para o Presidente do Grupo Português da AIPPI, a delegação nacional da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual.

Gonçalo de Sampaio, sócio da J.E. Dias Costa, foi reeleito para o cargo de Presidente do Grupo Português da AIPPI, a delegação nacional da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual, a organização líder a nível mundial dedicada ao desenvolvimento e estudos da Propriedade Intelectual. É uma associação politicamente neutra, sem fins lucrativos, atualmente com cerca de 9000 membros que representam mais de 100 países.

O Grupo Português da AIPPI tem contribuído para o aperfeiçoamento da legislação portuguesa sobre a proteção da propriedade industrial, com base em orientações da AIPPI e nos estudos de direito comparado, e para promover a harmonia da legislação portuguesa com a jurisprudência e a prática administrativa comunitária em matéria de propriedade industrial. Da mesma forma tem tido um papel ativo na colaboração com entidades públicas e forças de segurança no acompanhamento de matérias respeitantes à contrafação, um flagelo que afeta a economia europeia e portuguesa e que ofende a integridade dos agentes económicos titulares ou beneficiários de direitos de Propriedade Intelectual.

Para o biénio 21/22, integram a direção liderada por Gonçalo de Sampaio (J.E. Dias Costa), como Vice-Presidente, António Trigueiros de Aragão (RCF), Secretário, Claúdia Serrano (J.Pereira da Cruz), Tesoureiro, César Bessa Monteiro (Abreu Advogados) e Vogal, Gonçalo Paiva e Sousa (Gastão Cunha Ferreira)

José de Novaes Ataíde (Francisco de Novaes) e Ana Rita Paínho (Sérvulo & Associados) renovam, respetivamente, os mandatos como Presidente da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal.

De acordo com Gonçalo de Sampaio: “Além de procurar, no mandato que agora se renova, ter uma voz ativa no que respeita a políticas públicas, legislação e regulamentação na área da Propriedade Intelectual, reforçando a colaboração institucional com os Ministérios da Justiça, da Economia e da Ciência e Ensino Superior, além de com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, que é triplamente tutelado por estes Ministérios, iremos também procurar – no quadro de inovação que o Plano de Recuperação e Resiliência, e outros instrumentos de financiamento comunitário, irão potenciar – sensibilizar o Estado Português, assim como as principais Associações Empresariais em Portugal, para a importância de proteger a inovação e o desenvolvimento tecnológico. O caminho de proteção da inovação made in Portugal, através da constituição de direitos económicos, é o que permitirá afirmar a economia de base inventiva, criativa e tecnológica no contexto pós-pandémico. O papel que a AIPPI poderá desempenhar, como parceiro ativo na promoção de uma agenda capaz de criar um cultura efetiva de salvaguarda e proteção da propriedade intelectual em Portugal é um objetivo central deste mandato que agora se inicia”.

NewsItem [
pubDate=2021-07-22 17:31:34.0
, url=https://eco.sapo.pt/2021/07/22/goncalo-de-sampaio-reeleito-presidente-do-grupo-portugues-da-aippi/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=420
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_22_184260297_goncalo-de-sampaio-reeleito-presidente-do-grupo-portugues-da-aippi
, topics=[advocatus]
, sections=[]
, score=0.000000]