observador.ptobservador.pt - 22 jul 00:40

Gravuras de Nelson Mandela expostas em galeria de arte de adega em Estremoz, em Évora

Gravuras de Nelson Mandela expostas em galeria de arte de adega em Estremoz, em Évora

As 36 obras de arte criadas por Nelson Mandela e que formam a exposição são datadas do período entre 2001 e 2005 e estão distribuídas pelas séries Lut...

Uma exposição com 36 desenhos e pinturas da autoria do histórico líder sul-africano Nelson Mandela será aberta ao público no próximo sábado, na galeria de arte de uma adega em Estremoz, distrito de Évora, foi esta quarta-feira divulgado.

A mostra é promovida pela fundação House of Mandela Art, em parceria com a Sovereign Art Foundation, e vai estar patente ao público até 12 de setembro na galeria de arte da adega Howard’s Folly, em Estremoz.

As obras, pertencentes à coleção da fundação promotora, “espelham a conhecida história da vida” de Nelson Mandela (1918-2013), sublinharam os promotores. As 36 obras de arte criadas por Nelson Mandela e que formam esta exposição são datadas do período entre 2001 e 2005 e estão distribuídas pelas séries ‘Luta’ e ‘Ilha Robben’, adiantou a organização.

A série ‘Luta’ é constituída por cinco desenhos que “sintetizam a história da sua vida”: o “Punho Cerrado”, que “representa os anos de luta”, a “Prisão”, com “as suas mãos atadas que simbolizam o seu encarceramento durante 27 anos”, a “Liberdade”, com “o partir os grilhões”, a “Unidade”, que simboliza que “Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente” e a “Mão”, com a “sua mão estendida na direção da mão de uma criança”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o conjunto de obras que compõe a série ‘Ilha Robben’, de 2002, evoca “o tempo que [Nelson Mandela] passou” naquele território e onde “regressou para melhor capturar a sua essência, usando cores garridas numa série de trabalhos intitulados “A cela”, “A janela”, “A igreja”, “O farol” e “O porto”.

A galeria de arte desta adega alentejana foi escolhida para acolher a exposição por Mitch Webber, sul-africano, proprietário de um alojamento local em Evoramonte, também no concelho de Estremoz, e considerado “guardião destas obras”.

As gravuras expostas da coleção da fundação House of Mandela Art, algumas delas assinadas, estarão à venda com preços entre os 150 euros e os 42.760 euros, revertendo as receitas para a Fundação House of Mandela Art e Sovereign Art Foundation.

NewsItem [
pubDate=2021-07-21 23:40:29.0
, url=https://observador.pt/2021/07/22/gravuras-de-nelson-mandela-expostas-em-galeria-de-arte-de-adega-em-estremoz-em-evora/
, host=observador.pt
, wordCount=337
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_21_520305196_gravuras-de-nelson-mandela-expostas-em-galeria-de-arte-de-adega-em-estremoz-em-evora
, topics=[nelson mandela, cultura, mundo]
, sections=[vida, actualidade]
, score=0.000000]