www.jn.ptjn.pt - 21 jul 01:08

Autárquicas do avesso

Autárquicas do avesso

Esta será a minha última crónica até às eleições autárquicas de 26 de setembro. Sendo autarca e recandidato, considero ser prudente afastar do ruído eleitoral este Jornal e esta coluna que, com gosto, assino quinzenalmente.

Estas eleições terão contornos especiais, estando a desenhar-se como as mais nacionais desde 2001 e da consequente demissão de António Guterres. Porém hoje vivemos uma situação antagónica, a espada de Dâmocles dos resultados eleitorais pende para os partidos da oposição. Após 7 anos de governação socialista, era esperado que o desgaste se fizesse sentir em António Costa e no PS, porém a falta de afirmação das alternativas força Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos a um "all in" nestas eleições.

Jogam forte, também, PCP, Iniciativa Liberal e Chega. Os comunistas tentam inverter o já longo ciclo de derrotas, agora até já assumidas pelos próprios. A Iniciativa Liberal tenta a afirmação recorrendo a muito radicalismo e ataques ad hominem, pouco coincidentes com um partido que se vendia diferente, na ideologia e principalmente na moral. A superioridade apregoada está a revelar-se de um gosto mais que duvidoso. No Chega, a idolatria do líder é a lei, sendo o exemplo máximo da nacionalização destas autárquicas André Ventura estar em primeiro plano em todos os outdoors do partido. Qual candidato a 308 autarquias, relega os sufragados para um papel secundário e assumidamente subserviente.

Fora deste xadrez, estão BE e PAN que, à parte algumas coligações esporádicas, nenhuma ambição têm além do tour promocional das suas líderes e das suas agendas ideológicas.

Estas eleições ganharam uma dimensão quase meramente nacional, descartando-se toda a importância das autarquias no desenvolvimento económico, social e democrático do país. Os objetivos partidários nacionais sobrepõem-se ao futuro das comunidades e a oposição tem medo de eleições. É um país ao contrário, são autárquicas do avesso.

*Engenheiro e autarca do PSD

NewsItem [
pubDate=2021-07-21 00:08:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/miguel-pinto-luz/autarquicas-do-avesso-13958732.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=266
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_07_21_2068215181_autarquicas-do-avesso
, topics=[opinião, opiniao, miguel pinto luz]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]